Falso
É verdade que o Hamas contratou atores para se fingirem de mortos?
Vídeo mostra várias pessoas cobertas com panos, se fingindo de mortas, e texto afirma que se trata de uma encenação feita pelo Hamas! Será verdade?
As imagens começaram a se espalhar nas redes sociais no final de outubro de 2023, e mostram pessoas deitadas no chão, cobertas por panos brancos. No entanto, algo parece dar errado quando algumas delas se mexem na frente da câmera, estragando o disfarce.
O texto que acompanha o vídeo afirma que o flagrante teria sido capturado durante uma encenação feita pelo grupo Hamas, numa tentativa frustrada de sensibilizar a opinião pública em relação à ofensiva a Israel, mas será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas não tem nada a ver com o conflito Israel-Hamas!
Uma busca rápida revela que essas imagens circulam pela web desde, pelo menos, novembro de 2013, e já foram usadas algumas vezes como material de desinformação desde então.
No Twitter, por exemplo, esse mesmo vídeo foi usado em 2018 como sendo de palestinos fingindo terem sido mortos:
https://twitter.com/zalmanwolff/status/996521052175028224
O vídeo original
Encontramos no YouTube a publicação original desse vídeo, feita em outubro de 2013, no canal do jornal árabe Al-Badil:
Conforme a descrição do vídeo, trata-se de uma representação de cadáveres dentro da Universidade Al-Azhar, no Egito, onde estudantes da Irmandade Muçulmana se uniram para um protesto na frente da instituição.
De acordo com reportagens da época, os estudantes protestavam contra a destituição do presidente islâmico Mohamed Mursi, ocorrida em julho daquele ano.
Caso semelhante desmentido aqui no E-farsas
Essa não foi a primeira vez que vídeos de protestos foram usados indevidamente com a intenção de desinformar. Em março de 2022, desmentimos aqui no E-farsas uma filmagem que mostrava o exato momento em que uma TV alemã teria sido desmascarada ao vivo enquanto mostrava ucranianos supostamente mortos pelos russos.
De acordo com o que espalharam na ocasião, um dos “mortos” se mexeu, denunciando a “farsa” da emissora!
Acontece que, conforme apuramos, essa história é falsa. O vídeo era, na verdade, de um protesto ocorrido meses antes na Áustria, quando 49 pessoas vestiram sacos pretos e se deitaram na praça para representar a média de 49 pessoas que morrem por dia naquele país em decorrência das emissões de gases que aumentam o efeito estufa.
Conclusão
Não é verdade que o Hamas foi desmentido pelas pessoas que estavam se fingindo de mortas em conflito contra Israel! O vídeo é de um protesto ocorrido no Egito em 2013!