É verdade que um canibal comeu 23 entregadores de pizza e 6 testemunhas de Jeová?
Notícia afirma que um norte-americano teria abatido e comido 23 entregadores de pizza, 6 testemunhas de Jeová e 2 carteiros nos últimos 7 anos! Será verdade?
A história de Yanukovych surgiu em diversos sites na segunda semana de fevereiro de 2019 e se espalhou também nas redes sociais. De acordo com a reportagem, um homem chamado Yanukovych teria abatido e comido 23 entregadores de pizza, 6 testemunhas de Jeová, além de 2 carteiros, nos últimos 7 anos!
A polícia de Houston, nos Estados Unidos, teria prendido o homem que, após ser interrogado, teria confessado que atacava entregadores desavisados de restaurantes locais, além de vários carteiros e até mesmo algumas testemunhas de Jeová!
O chefe do Departamento de Polícia de Houston, Jeff Buchanan, teria dito que as autoridades apreenderam mais de 200 quilos de “carne não identificada” de quatro freezers e que se presume serem de origem humana.
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
Vários sites publicaram a bizarra história do canibal Yanukovych, como o Diário de Alagoas, mas a falta de alguns detalhes chama a atenção no texto:
- Não há menção de quando o homem foi preso!
- Jornais locais não relataram o caso!
- O nome Jeff Buchanan não é encontrado quando buscamos algo relacionado à Polícia!
Origens
No dia 15 de fevereiro de 2019, o site humorístico World News Daily Report publicou a notícia fictícia de um homem chamado Ivan Fedorovitch Yanukovych que teria matado e comido mais de 30 pessoas em 7 anos. Mesmo o site deixando bem claro que se trata de um site satírico, muitos outros sites copiaram (e traduziram) a matéria e publicaram como se fosse real! Tem versão disso até em alemão.
O policial da foto, chamado no artigo de Jeff Buchanan, é do Departamento Policial de Houston, mas não tem nenhuma relação com o assunto. Seu nome, na verdade, é George Beunik e sua foto foi surrupiada de um vídeo do YouTube de junho de 2016, quando o chefe de polícia explicava como seria o trabalho da polícia durante a Parada Gay em Houston:
Quanto à foto do homem chamado de Yanukovych no artigo fictício, ela já circula pela web desde 2010 e já foi usada em várias outras “notícias”. Em fevereiro de 2015, a fotografia foi usada para ilustrar a história de um romeno que teria levado a sua esposa morta para um último jantar romântico.
Conclusão
A notícia afirmando que um canibal teria comido 23 entregadores de pizza e 6 testemunhas de Jeová é falsa! Ela surgiu em um site humorístico de língua inglesa, mas enganou muita gente!