Saúde
É verdade que um professor emagreceu 16 kg só comendo no McDonald´s?
Um professor norte-americano afirma ter perdido 16 kg depois de comer apenas no McDonald’s por 90 dias! Será possível?
A notícia surgiu em diversos sites na segunda semana de janeiro de 2014. Um professor de ciências em Iowa (EUA) afirmou que emagreceu 16 quilos depois de se alimentar exclusivamente de lanches da cadeia de lanchonetes McDonald’s por 90 dias!
John Cisna teria dito à imprensa que se inspirou no documentário “Supersize Me”, de 2004, onde o cineasta Morgan Spurlock relata como é passar um mês se alimentando apenas de hambúrgueres das lanchonetes dos Arcos Dourados. A diferença entre o professor de ciências e o cineasta é que no caso do Supersize Me, Morgan engordou absurdamente enquanto que John Cisna (o professor) não só emagreceu como também teve seus níveis de colesterol reduzidos de 249 para 170.
Mas será que essa história é real? É possível emagrecer somente comendo no McDonald’s?
Verdadeiro ou falso?
A história é real, mas antes que você saia feito um louco comendo todos os lanches que vir por aí, precisamos aqui deixar bem claras algumas questões:
Esse não é um experimento científico
Apesar do americano John Cisna ser um professor de ciências, seu experimento não tem nada de científico. Para provar que hambúrgueres de lanchonete emagrecem mesmo, seria preciso fazer testes com grupos de pessoas usando o método científico. Quanto mais voluntários, melhor!
Funciona assim: Os pesquisadores separam dois grupos de voluntários e aplicam o teste “duplo-cego” em ambos. Um grupo passa semanas se alimentando apenas de lanche do McDonald’s e outro passa o mesmo período comendo outros alimentos (para esse grupo, os pesquisadores teriam que fazer com que não haja diferença entre a comida da lanchonete e a comida “normal”). Chama-se teste “duplo-cego” porque tanto quem está aplicando o teste quanto quem está sendo testado não pode saber qual é uma comida ou outra (dessa forma, evita-se que fiquem sugestionados e isso atrapalharia os testes).
Outra coisa que influenciaria nos resultados é que ambos os grupos não poderiam fazer nenhum tipo de exercício (ou fazer exercícios semelhantes para que queimem quantidades equiparadas de calorias).
Ao final do experimento, dezenas de testes devem ser feitos para se verificar em qual dos grupos houve mesmo uma perda de peso significativa e se essa perda de peso ocorreu de forma que não tenha causado nenhum dano aos voluntários.
O experimento não teve nenhum acompanhamento
O professor só revelou que havia feito o experimento em seu próprio corpo ao final dos 90 dias de testes. Ninguém acompanhou a aventura de John Cisna além de três de seus alunos, que ajudaram a elaborar o cardápio do professor.
Apesar de funcionários de algumas das lanchonetes do McDonald’s terem fornecido lanches de graça ao professor, a “alta cúpula” da rede de fast-food afirma não ter conhecimento da experiência que Cisna vinha fazendo há 90 dias. O Dr. Cindy Goody – diretor sênior de Nutrição do McDonald´s nos Estados Unidos – enviou uma carta ao “novo magro”, parabenizando-o pela perda de peso e pela melhoria da sua saúde, mas adverte que uma boa alimentação deve ser complementada com exercícios físicos e hábitos saudáveis.
Como foi possível emagrecer comendo hambúrgueres?
O segredo de John Cisna está na quantidade de calorias ingeridas por dia. Enquanto que Morgan Spurlock comia tudo que podia aguentar em Supersize Me, Cisna estipulou que comeria apenas 2.000 calorias diárias. É de se esperar que consumindo mais do que se come, a pessoa vai emagrecer, né?
O Huffington Post explica que o professor não saiu comendo tudo o que bem entendia durante seu período de dieta. Ele e três de seus alunos elaboraram um cardápio com algumas das comidas menos calóricas do McDonald’s, distribuídas da seguinte forma:
- Café da manha: Suco de frutas, Sausage Burrito e Fruit e Maple Oatmeal
- Almoço: Frutas e Iogurte Parfait, salada Southwest Premium e fatias de maçã
- Jantar: Diet Coke, sanduíche de Frango Grelhado, Sundae e batatas fritas (da pequena)
Quando estava perto de completar os noventa dias de “regime”, John pediu para que os alunos o deixassem escolher alimentos mais calóricos e ele, enfim, pode comer alguns hambúrgueres mais gordurosos. Isso foi apenas nos últimos dias da sua dieta maluca!
Outro detalhe ocultado da maioria das publicações na internet é que o professor começou a levar uma vida mais saudável. Desde o início do “experimento”, John Cisna passou a fazer caminhadas diárias de 45 minutos. Com certeza, isso ajudou muito na boa forma do homem.
O Huffington Post explica que o professor irá continuar por mais 90 dias seus testes, mas agora irá também acrescentar mais exercícios à sua rotina. Levantamento de peso, corrida e basquete já começaram a fazer parte do dia-a-dia de John Cisna que, aliás, disse em entrevista que já não aguenta mais só comer lanches do MacDonald’s!
Conclusão
A história é parcialmente real, pois o professor realmente emagreceu comendo somente lanches do McDonald’s, mas apenas consumia uma quantidade limitada de calorias e passou a fazer exercícios físicos diariamente. Não tente fazer isso em casa, hein? Não brinque com a sua saúde.