É verdadeira a história do urso albino confundido com um urso polar?
Joey, o urso albino, teria sido levado várias vezes para o Ártico após ser confundido com um urso polar! Será que essa história é verdadeira ou falsa?
O caso do urso albino circula na web há alguns anos, mas voltou a ser compartilhado em vídeo no começo de julho de 2024. Segundo o que se espalhou, um urso chamado Joey teria sofrido diversas vezes devido a um erro de ativistas da natureza. Por ser albino, o bicho teria sido levado diversas vezes para o Polo Norte, após ser confundido com um urso polar!
Será que essa história é real?
Julgado pela sua cor 😢 pic.twitter.com/z2d2DbFQMo
— Não Intendo (@blognaointendo) June 27, 2024
Verdade ou mentira?
O caso envolvendo o urso albino circula desde, pelo menos, 2017, nas redes sociais e a cada publicação ganha uma nova versão. Joey, um urso pardo com albinismo, vivia tranquilamente nas florestas dos Estados Unidos (ou do México, ou do Canadá, etc., conforme a versão) quando um grupo de ativistas protetores dos animais (até o Greenpeace aparece em uma das versões) sedam o animal e o levam de helicóptero para o Polo Norte.
O relato prossegue, afirmando que após perceberem o erro, sedam novamente o urso e o levam de volta para a floresta, sendo confundido novamente com um urso polar e levado para o Polo Norte até que após um enorme vaivém (5 vezes, segundo algumas versões) é levado para um zoológico, sendo deixado na área dos ursos polares!
A triste história de Joey termina quando os visitantes do zoológico começam a perceber que ele estava tremendo de frio e acionam os biólogos, que finalmente o levam para a floresta, pintando os pelos de seu corpo para nunca mais ser confundido com um urso polar.
Acontece que isso é completamente falso! Nunca houve nenhum urso albino confundido com um polar.
É muito difícil (para não dizer impossível) um especialista confundir um urso polar com um urso pardo albino. As espécies possuem muitas diferenças entre si além da cor da pelagem, como o focinho, formato do corpo, das patas, etc.
Mesmo que os ativistas tivessem se enganado, os biólogos do zoológico – que são especialistas – nunca se enganariam.
O albinismo é uma doença congênita caracterizada pela ausência completa ou parcial de pigmentos na pele e pode ocorrer em vários organismos, até em plantas. Exitem casos catalogados de ursos pardos albinos, como esse documentado em 2020 no Canadá, mas é importante notar que o urso albino tem deficiência de coloração até nos olhos e no focinho. Portanto, impossível ser confundido com um urso polar, que – apesar dos pelos brancos – possui focinho e olhos escuros.
Não há publicações a respeito do infortúnio ocorrido na vida de Joey em nenhuma revista científica ou jornal sério. Apenas encontramos relatos em sites e blogs, desde 2021.
O vídeo que ficou famoso em julho de 2024 é uma colagem de imagens que nada tem a ver com o azarado Joey. Algumas partes foram tiradas de uma propaganda da Nissan, de 2012:
Outro trecho foi tirado de um documentário de 2015 sobre a transferência de um urso polar chamado Nissan de um zoológico em Moscou para um parque de vida selvagem, na Inglaterra. Nada de urso albino aqui:
Procurando por versões dessa lenda em outros idiomas, deparamos com a possível origem da fictícia história do urso albino confundido com um urso polar. A página Site dos Menes, no Facebook, publicou a sátira em 2017, mas aqui o urso se chamava José, nome que pode ter sido mudado para Joey com o passar do tempo e com as inúmeras traduções:
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
@efarsas A verdade sobre a história de Joey, o urso polar albino: desvendando o mito mito lendaurbana coach ursoalbino #fakenews
Conclusão
Não é verdade que o urso pardo albino Joey foi confundido com um urso polar e enviado por engano para o polo norte várias vezes!