Crimes
Elástico de cabelo feito com camisinhas!
Alerta sobre elásticos de cabelo feitos com preservativos causa panico entre internautas!
Essas imagens começaram a circular pela internet desde a metade do ano de 2008 e agora, em 2009, se espalharam também pelo Brasil.
O texto que acompanha essas fotos afirma que os chineses estariam reaproveitando preservativos usados para confeccionar elásticos de cabelo.
Pode parecer mentira, mas a história é real!
De fato, em 2008, o jornal South China Morning Post, de Hong Kong, afirmou em uma reportagem que consumidores na província de Guangdong, na China, encontraram borracha de preservativo masculino dentro de elásticos para prender cabelo.
Os elásticos eram fabricados mesmo a partir de camisinhas e segundo o jornal, que cita como fonte um outro jornal local chamado New Express Daily, foram encontrados esses prendedores de cabelo em Dongguan e Cantão, duas cidades industriais ao sul da China.
Chen, uma das pessoas entrevistadas pelo jornal, diz que chegou a utilizar os elásticos e que recebeu um pacote cheio deles depois de cortar os cabelos em um salão de beleza de Guangzhou. Bela promoção, ein?
A chinesa contou também que os breguetiz eram cobertos com fios de lã coloridos e que certo dia uma pontinha do revestimento desprendeu-se e só então é que ela pôde ver do que era realmente feito o artigo.
Segundo a versão em online e em português da BBC, tais prendedores de cabelo podem ter sido feitos de material reaproveitado do lixo que os países ricos pagam para dispensar na China, ou de camisinhas produzidas por empresas locais, que não passaram no controle de qualidade. De acordo com a matéria publicada em novembro de 2007, o jornal chines afirmava que seria mais caro fabricar camisinhas do que prendedores de cabelo, por isso, compensaria para os fabricantes vender as camisinhas rejeitadas para o reaproveitamento.
Mas, apesar da história ser real, não há motivos para pânico! Pelo menos até o fechamento dessa nossa pesquisa, não houve nenhum caso de elásticos de cabelo com essas carasterísticas sendo vendidos aqui no Brasil. Caso encontrem algum caso, favor mandar para gente.