Falso
Elon Musk indicou o vereador Carlos Bolsonaro para ser o presidente do Twitter?
É verdade que o bilionário Elon Musk indicou o vereador Carlos Bolsonaro para presidir o Twitter no Brasil?
A notícia surgiu nas redes sociais no final de abril de 2022 e afirma que o empresário sul-africano-canadense Elon Musk teria afirmado que dará o cargo da presidência do Twitter no Brasil ao filho do presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro.
O texto vem acompanhado de um recorte do site de notícias ‘Yahoo! Finanças’ sobre o suposto convite e diz que a conversa a respeito da contratação do vereador para liderar o Twitter Brasil já está bastante avançada.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Apesar da manchete ter se espalhado com um recorte do portal Yahoo!, não há nenhuma notícia nesse sentido no site citado. Uma busca em todo o portal nos leva a um desmentido do próprio Yahoo! sobre o assunto. Segundo o portal, Elon Musk poderá participar de discussões com os membros do conselho da empresa sobre combinações de negócios, operações e governança, dentre outros temas, mas não há nas atribuições do empresário nenhuma referência direta sobre futuras indicações de cargos de comando dentro do Twitter. Pelo menos, por enquanto.
Fizemos buscas com diversas variações na conta do Elon Musk no Twitter sobre alguma referência ou interação com o perfil do vereador Carlos Bolsonaro e não encontramos nada. Musk nunca sequer citou o nome do filho do presidente em sua conta na rede social que está para adquirir.
Também não encontramos na imprensa internacional nada a respeito de supostas distribuições de cargos, de liderança ou não, feitas por Elon Musk.
Futuro de Musk no Twitter ainda é incerto
Durante evento de perguntas e respostas com funcionários do Twitter, realizada no dia 25 de abril de 2022, o CEO do Twitter Parag Agrawal conversou pela primeira vez com seus colaboradores e jornalistas sobre os novos rumos da empresa após anúncio da venda para Musk.
Quando perguntado, por exemplo, se o perfil do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será reativado no Twitter, Agrawal respondeu:
“O acordo está sendo fechado, e [por ora] não sabemos qual direção a plataforma vai tomar. Acredito que, quando tivermos a oportunidade de falar com Elon, essa é uma questão que deve ser direcionada a ele”
Além disso, o chefe do conselho, Bret Taylor, tentou tranquilizar os colaboradores alegando que não há previsão de demissões.
Conclusão
Não é verdade que o Yahoo! noticiou que o empresário Elon Musk teria indicado o vereador Carlos Bolsonaro para o cargo de presidente do Twitter Brasil!