Empresa apresenta útero artificial que irá fabricar 30 mil bebês! Será
Publicações afirmam que a empresa EctoLife irá inaugurar uma fábrica que produzirá cerca de 30 mil bebês por ano em úteros artificiais! Será que isso é verdade ou mentira?
O vídeo tem cerda de 3 minutos de duração, já foi visto milhões de vezes, e voltou a circular nas redes sociais em agosto de 2024. Nele podemos ver a mais nova revolução tecnológica para a humanidade: úteros artificiais que poderão gerar bebês em escala industrial para os países com déficit de crianças.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
A ideia da criação de um útero artificial povoa a mente dos escritores de ficção científica há séculos. Em 1932, o livro de ficção “Admirável Mundo Novo“, de Aldous Huxley, já descrevia uma sociedade futurista onde a reprodução humana é controlada pelo Estado e as crianças são geradas em “úteros artificiais” chamados “decantadores”.
No entanto, é preciso deixar bem claro que uma tecnologia assim só existe na ficção por enquanto e não há previsão para que se torne realidade nem nas próximas décadas. Desconsiderando todas as questões éticas, religiosas e morais, um dos principais “empecilhos” é que o útero não é apenas um “casulo” para o bebê. Além do suporte no envio de nutrientes e oxigênio para o feto, outras conexões bioquímicas, metabólicas e emocionais entre mãe e filho ajudam no desenvolvimento do embrião.
Existem inúmeros avanços em pesquisas e no desenvolvimento de incubadoras para ajudar no desenvolvimento de recém-nascidos, mas isso é bem diferente de um útero artificial como mostrado nas publicações compartilhadas como se fossem reais.
E quanto ao vídeo?
Se essa história de útero artificial é falsa, como explicar esse vídeo?
A resposta é simples: trata-se de uma obra de ficção, de um filme criado pelo biólogo e cineasta alemão Hashem Al-Ghaili. Como podemos ver na sua ficha no site Film Affinity, seu filme “EctoLife: The World’s First Artificial Womb Facility” (“EctoLife: A primeira instalação de útero artificial do mundo”, em inglês) fala sobre a fictícia Ectolife, a primeira fábrica de bebês do mundo!
Hashem publicou sua obra no seu canal do YouTube em dezembro de 2022, e já teve mais de 3 milhões de visualizações:
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
@efarsas Empresa vai lançar úteros artificiais para fabricar 30 mil bebês por ano! Verdade?
Conclusão
O vídeo que mostra uma fábrica de bebês com úteros artificiais é falso e foi criado como uma obra de ficção por um produtor visual alemão em 2022!