Connect with us

E-farsas

Empresas prometeram fechar e demitir 1 milhão de pessoas se a Esquerda vencer?

Dinheiro

Empresas prometeram fechar e demitir 1 milhão de pessoas se a Esquerda vencer?

Empresas prometeram fechar e demitir 1 milhão de pessoas se a Esquerda vencer?

É verdade que grandes empresas prometeram demitir um milhão de funcionários caso a Esquerda ganhe as eleições?

O texto surgiu nos grupos de WhatsApp na primeira semana de outubro de 2018 e deixou muita gente preocupada. Afinal, a ameaça de que 1 milhão de pessoas fiquem desempregadas caso a Esquerda vença assusta a população.

De acordo com o alerta que pede para ser repassado a todos, grandes empresas como a Havan e a Coca-Cola estariam ameaçando fechar as suas portas e demitir 1 milhão de pessoas caso a Direita perca nas urnas.

Será que isso é verdade ou mais uma fake news?   

Reprodução do texto que se espalhou no WhatsApp!

Verdade ou mentira?

É curioso como uma publicação anônima e sem nenhuma prova pode causar um barulho enorme nas redes sociais.

O texto, logo de cara, erra nas contas e uma simples soma mostra que se formos contar apenas com esses números do alerta, são 67.255 demissões e não 1 milhão como é afirmado!

Ao entrar no link que acompanha o texto, nos deparamos com um site chamado Corvo News, cujo o domínio foi criado no dia 28 de setembro de 2018 e – da mesma forma que muitos sites criadores de fake news – não mostra quem são os seus criadores:

O tal Corvo News não assina a matéria e em uma busca através do cache do Google podemos ver que houve alterações na “reportagem” original. Na publicação inicial, os autores falavam do anúncio da Coca-Cola em demitir 1.800 funcionários em 2015!

O texto era uma cópia de uma matéria real publicada pelo jornal Correio 24 Horas em 2015 sobre a demissão de de 1800 funcionários no mundo todo e, na ocasião, a multinacional explicou que o corte fazia parte de um esforço mundial da empresa frente à redução do consumo de refrigerante no planeta.

Para tentar gerar mais alarde, os criadores de fake news acrescentaram a notícia sobre o dono da rede de lojas Havan, que gravou um vídeo recentemente “instruindo” seus funcionários a votar no candidato Jair Bolsonaro para presidente. Lembrando que, no dia 03 de outrubro de 2018, a Justiça do Trabalho proibiu o empresário de fazer propaganda política direcionada a seus funcionários.

No dia 04 de outubro de 2018, o site Corvo News mudou completamente o conteúdo da sua “reportagem”, substituindo por essa lista de demissões que essas empresas teriam anunciado pôr em prática caso a “Esquerda” ganhe.

Fora essa matéria não assinada desse site criado há poucos dias (e que claramente manipulou a sua “reportagem” pelo menos uma vez), não encontramos nenhuma declaração das empresas citadas ameaçando demitir funcionários caso a esquerda ganhe as eleições.

Conclusão

Essa notícia surgiu em um site não confiável que, inclusive, possui várias outras fake news. Não há nenhuma prova de que isso seja verdade!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Dinheiro

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top