Empresas prometeram fechar e demitir 1 milhão de pessoas se a Esquerda vencer?
É verdade que grandes empresas prometeram demitir um milhão de funcionários caso a Esquerda ganhe as eleições?
O texto surgiu nos grupos de WhatsApp na primeira semana de outubro de 2018 e deixou muita gente preocupada. Afinal, a ameaça de que 1 milhão de pessoas fiquem desempregadas caso a Esquerda vença assusta a população.
De acordo com o alerta que pede para ser repassado a todos, grandes empresas como a Havan e a Coca-Cola estariam ameaçando fechar as suas portas e demitir 1 milhão de pessoas caso a Direita perca nas urnas.
Será que isso é verdade ou mais uma fake news?
Verdade ou mentira?
É curioso como uma publicação anônima e sem nenhuma prova pode causar um barulho enorme nas redes sociais.
O texto, logo de cara, erra nas contas e uma simples soma mostra que se formos contar apenas com esses números do alerta, são 67.255 demissões e não 1 milhão como é afirmado!
Ao entrar no link que acompanha o texto, nos deparamos com um site chamado Corvo News, cujo o domínio foi criado no dia 28 de setembro de 2018 e – da mesma forma que muitos sites criadores de fake news – não mostra quem são os seus criadores:
O tal Corvo News não assina a matéria e em uma busca através do cache do Google podemos ver que houve alterações na “reportagem” original. Na publicação inicial, os autores falavam do anúncio da Coca-Cola em demitir 1.800 funcionários em 2015!
O texto era uma cópia de uma matéria real publicada pelo jornal Correio 24 Horas em 2015 sobre a demissão de de 1800 funcionários no mundo todo e, na ocasião, a multinacional explicou que o corte fazia parte de um esforço mundial da empresa frente à redução do consumo de refrigerante no planeta.
Para tentar gerar mais alarde, os criadores de fake news acrescentaram a notícia sobre o dono da rede de lojas Havan, que gravou um vídeo recentemente “instruindo” seus funcionários a votar no candidato Jair Bolsonaro para presidente. Lembrando que, no dia 03 de outrubro de 2018, a Justiça do Trabalho proibiu o empresário de fazer propaganda política direcionada a seus funcionários.
No dia 04 de outubro de 2018, o site Corvo News mudou completamente o conteúdo da sua “reportagem”, substituindo por essa lista de demissões que essas empresas teriam anunciado pôr em prática caso a “Esquerda” ganhe.
Fora essa matéria não assinada desse site criado há poucos dias (e que claramente manipulou a sua “reportagem” pelo menos uma vez), não encontramos nenhuma declaração das empresas citadas ameaçando demitir funcionários caso a esquerda ganhe as eleições.
Conclusão
Essa notícia surgiu em um site não confiável que, inclusive, possui várias outras fake news. Não há nenhuma prova de que isso seja verdade!