Connect with us

E-farsas

Enchente arrastou caixões com defuntos do cemitério para a rua no RS! Será verdade?

Falso

Enchente arrastou caixões com defuntos do cemitério para a rua no RS! Será verdade?

Vídeo alega que as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul invadiram cemitério e arrastou caixões com defuntos para meio da rua! Será que isso é verdade?

O vídeo tem apenas 20 segundos de duração e já foi visto milhões de vezes nas diversas publicações feitas no TikTok e no Instagram, desde a segunda semana de maio de 2024. Nele podemos ver um caixão no meio da rua, em meio ao lamaçal e, de acordo com o texto que acompanha as imagens, o caso teria ocorrido em um cemitério que havia sido invadido pelas águas das enchentes, no Rio Grande do Sul.

Será que isso é verdade ou mentira?

@natureza_assustadora

📝: Cemitério foi atingido pela enchente e alguns caixões foram arrastados para via pública. Cenas nunca vistas no Brasil. Oque está acontecendo, qual sua opinião? . . . #riograndedosul #chuvas #enchente

♬ som original – Natureza Assustadora

Texto de uma das versões compartilhadas com o vídeo: “Rio Grande do Sul – Enchente atinge cemitério e caixões são levados para a via pública com a força da água.” (foto: Reprodução/TikTok)

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas o caixão estava vazio e não saiu de um cemitério atingido por cheias!

As imagens foram gravadas no dia 30 de abril de 2024, no município gaúcho de Sinimbu, a 195km da capital, Porto Alegre, e o caixão era de uma funerária que teve sua fachada inundada. O caixão estava vazio.

O repórter Jota Santos, do Portal Sinimbu, publicou um vídeo na ocasião, mostrando outro caixão boiando.     

A funerária atingida, a Pax Anjo da Paz, publicou em seu perfil no Facebook uma foto da mesma rua onde o vídeo que circula em maio de 2024 foi gravado:

A agência Reuters entrou em contato com a empresa que confirmou, via WhatsApp, que os caixões faziam parte do seu mostruário e a enxurrada os levou para a rua.  

Ao jornal Estadão, a funerária enviou uma foto da fachada do estabelecimento após as fortes chuvas que castigaram a cidade no final de abril de 2024.

Conclusão

Não é verdade que a água das chuvas invadiu um cemitério no Rio Grande do Sul e arrastou caixões com defuntos para o meio da rua! O vídeo foi gravado no final de abril de 2024, em Sinimbu, após fortes chuvas atingirem a cidade. O caixão filmado estava vazio e fazia parte do mostruário de uma funerária!    

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top