Morte
Encontraram uma múmia dentro de uma estátua do Buda?
É verdadeira ou falsa a noticia afirmando que exames de tomografia revelaram que há uma múmia dentro de uma estátua do Buda?
A suposta descoberta apareceu na web no dia 21 de fevereiro de 2015. De acordo com o artigo, pesquisadores descobriram que uma estátua chinesa do Buda de mais de 1000 anos de idade possui um corpo mumificado em seu interior.
Exames de tomografia computadorizada teriam revelado algo surpreendente: A estátua escondia o corpo mumificado de um mestre budista, que morreu por volta do ano de 1100!
Será que essa história é real?
Verdadeiro ou falso?
Por mais incrível que possa parecer, a notícia é real!
Os testes foram feitos em dezembro de 2014 no Centro Médico Meander em Amersfoort (Holanda), onde a estátua foi submetida a exames de endoscopia e de tomografia computadorizada, sob a supervisão do especialista em arte budista Erik Brujin.
Não se sabe ao certo a identidade da múmia dentro da estátua (até o momento, é a única desse tipo já encontrada), mas acredita-se que seja um mestre budista chamado Liuquan, que morreu por volta de 1100 d.C.
A equipe de pesquisadores também descobriu que os espaços que antes eram ocupados pelos órgãos do morto foram preenchidos com pedaços de papel escritos com caracteres chineses antigos.
A estátua com a múmia, que estava no Museu Drents na Holanda, ficará em exposição até maio de 2015 no Museu de História Natural Húngaro.
Conclusão
A notícia é real! Uma múmia foi mesmo encontrada dentro de uma estátua do Buda.
Sugestão do leitor Álvaro Ribeiro, através do nosso fórum no Facebook!