Saúde
Enfermeiro transmite HIV ao medir taxa de glicose no centro da cidade!
Será verdadeira a história do enfermeiro que está contaminando as pessoas nas ruas do centro com HIV ao medir a taxa de glicose dos transeuntes?
A história apareceu nas redes sociais no final de março de 2014 – principalmente entre os usuários do Facebook e do WhatsApp – e alerta aos leitores sobre um suposto enfermeiro que estaria contaminando as pessoas nas ruas do centro da cidade com sangue contaminado com HIV. O alerta afirma que o criminoso estaria enganando suas vítimas sob o pretexto de realizar um exame de glicose nos pedestres.
O texto também diz que a Vigilância sanitária teria pedido à Polícia Militar e à Civil para que avise à população sobre o perigo de se realizar testes gratuitos de taxa de glicose na rua e vem acompanhada da foto do suspeito dos crimes.
Verdadeiro ou falso?
O texto é claramente um boato virtual! Possui algumas das características que denunciam a farsa:
- É cheia de erros gramaticais;
- Não cita nenhuma fonte;
- Possui um tom alarmista;
- Trata de um assunto que chama a atenção de muitos leitores;
- Acrescenta nomes de instituições idôneas para dar mais credibilidade ao assunto;
Não encontramos nenhum aviso oficial feito pela Polícia Militar ou pela Vigilância Sanitária sobre o suposto enfermeiro. Apenas sites e blogs que reproduziram a notícia.
Também não faz sentido a Vigilância Sanitária pedir à Polícia Militar que avise aos cidadãos. A própria Vigilância podia emitir o alerta. A Polícia Militar (ou a Civil, dependendo da versão) já poderia ter prendido o suspeito (apesar de sabermos como funciona a justiça aqui no Brasil…) ao invés de ficar, simplesmente, mandando alertas à população.
No caso, quem inventou esse boato inseriu os nomes da Polícia Civil (ou Militar, dependendo da versão) e da Vigilância Sanitária apenas para conseguir um pouco mais de credibilidade ao texto.
Versões
Além disso, o boato já ganhou diversas versões. Numa delas o enfermeiro é uma mulher, que estaria contaminando as pessoas no Espírito Santo (desmentida na Gazeta Online). A Folha Vitória ajuda a desmentir o rumor e ainda acrescenta que a assessoria da Secretaria de Saúde do Estado confirmou que tudo não passa de boato.
Em outra versão, o enfermeiro estaria praticando seu estranho crime em Manaus, capital do Amazonas (desmentida pelo jornal A Crítica).
Criminoso da foto
O rapaz que aparece na foto é, na verdade, um retrato falado de um foragido da justiça desde o dia 20 de março de 2014. De acordo com o jornal Rede Amazônica, ele está sendo procurado pela polícia por estuprar uma adolescente de 16 anos. Em depoimento, a vítima foi abordada pelo sujeito em uma parada de ônibus em um bairro na Zona Norte de Manaus e, com um revólver, a conduziu para o matagal.
Conclusão
A história é falsa! Ao realizar testes que envolva sangue (ou outros fluídos corporais) na rua, observe se o local é limpo e se os objetos que serão utilizados no teste são descartáveis.