Falso
Esposa de Aécio Neves gravou vídeo xingando os brasileiros?
Será que a mulher loira que aparece em um vídeo xingando os brasileiros e afirmando que está se mudando para Orlando é a esposa do senador Aécio Neves?
O vídeo apareceu no dia 18 de maio de 2017, pouco tempo após a divulgação da delação premiada de um dos donos da JBS na operação Lava Jato.
Nele podemos ver uma mulher exaltada, xingando os brasileiros que teriam votado em Dilma Rousseff para presidente, e afirmando que estaria se mudando para Orlando – na Flórida (USA).
O texto que acompanha o vídeo afirma que a loira seria a esposa do senador Aécio Neves (citado na delação de um dos donos da JBS), a gaúcha Letícia Weber.
Em apenas uma das publicações feitas no Facebook, o vídeo já havia alcançado mais de 11 milhões de visualizações, se tornando um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e mais buscados no Google.
Será que a mulher do vídeo é a esposa de Aécio Neves?
Será que é ela?
Uma rápida busca através do Google Images e já podemos notar que a loira do vídeo não se parece muito com a esposa do senador, como podemos ver abaixo:
Qual a origem do vídeo?
O vídeo que fez “sucesso” em maio de 2017 é, na verdade, de 2014 e a mulher que aparece nele não é a Letícia Weber. Veja o vídeo original abaixo:
A mulher do vídeo acima é a jornalista Deborah Albuquerque Chlaem, que – no dia seguinte – postou um segundo vídeo onde confirma a autoria da gravação anterior:
https://www.facebook.com/albuquerquedeborah85/videos/10152721776815813/
Em entrevista ao Último Segundo, do portal IG, Deborah diz não ter se arrependido do vídeo que fez e que aquilo foi um desabafo contra a vitória de Dilma Rousseff nas urnas!
Conclusão
A mulher que aparece xingando os brasileiros em vídeo não é a esposa do senador Aécio Neves! Na verdade, a loira é uma jornalista que gravou o vídeo em 2014.