Essa foi a primeira câmera fotográfica do mundo?
Foto mostra como era gigante a primeira câmera fotográfica do mundo, mas será que essa história é verdadeira ou mais uma lenda que circula pela web?
A imagem circula há anos pela internet e deixa muita gente intrigada. Nela podemos ver um equipamento gigante, medindo vários metros de altura e de comprimento, sendo montado por alguns homens e o texto que a acompanha afirma que esse seria o registro da primeira câmera fotográfica do mundo.
Será que essa é mesmo a primeira máquina de fotografar do mundo?
Verdade ou mentira?
A foto é real, mas a história é falsa!
A primeira coisa que chama a atenção nessa afirmação é que, se essa tivesse sido mesmo a primeira câmera fotográfica, como teriam tirado a foto?
A resposta mais plausível é que ela poderia até ser a primeira, mas já não era a única quando a fotografia foi tirada…
Mas a verdade mesmo é que a câmera dessa fotografia não foi a primeira, mas foi a maior do mundo.
Construída no final da década de 1900 por J. A. Anderson, a Camera Mamute (The Mammoth Camera) foi idealizada pelo norte-americano George Raymond Lawrence a pedido da companhia ferroviária Chicago & Alton Railway, que queria fazer as maiores fotografias possíveis do seu novo e luxuoso trem de passageiros, The Alton Limited.
Custando $5,000 (uma pequena fortuna no início do século XX!) e pesando quase uma tonelada, a Mamute media cerca de quatro metros de comprimento e era transportada em um vagão especial.
De acordo com essa publicação no site Obvious, a câmera Mamute registrou uma das mais belas e maiores fotografias do mundo, medindo 1,35m por 2,40m:
A primeira câmera fotográfica
A primeira câmera fotográfica foi apresentada em 1839 por Daguerre, 13 anos após a primeira fotografia ter sido tirada pelo também francês Joseph Nicéphore Niépce.
Daguerre batizou a sua invenção de “daguerreótipo” em sua própria homenagem:
Conclusão
A foto que circula como sendo da primeira câmera fotográfica do mundo é, na verdade, da maior câmera da época. Ela foi feita sob encomenda para uma empresa de transporte que desejava eternizar a inauguração de seu novo trem de passageiros!
*Sugestão de Marcelo Silva