Demoníaco
Estão preparados para o fim do mundo com as Luas Sangrentas?
Texto afirma que fenômeno raro chamado Luas Sangrentas tingirá a Lua de vermelho e anunciará o fim do mundo! Será verdade?
A notícia apareceu em sites de língua portuguesa em fevereiro de 2014, mas já está circulando em inglês desde 2013. De acordo com o texto (acompanhado de fotos), um fenômeno extremamente raro irá acontecer nos próximos meses com o nosso satélite natural. Ela ficará vermelha e isso será um claro aviso de que o fim do mundo estará se aproximando.
O artigo ainda cita trechos da bíblia que teriam previsto o tal acontecimento e relata outras ocasiões no passado quando esse mesmo fenômeno (chamado de Luas Sangrentas ou Luas de Sangue) teria acontecido e as catástrofes que ele trouxe consigo.
As publicações também completam que após a observação das Luas Sangrentas no céu (que ocorrerão em 15 de abril e 8 de outubro de 2014 e em 20 de março, 4 de abril e 28 de setembro de 2015), começarão os 7 anos de tribulações do governo do Anticristo que culminarão na aniquilação do nosso mundo!
Verdadeiro ou falso?
O autor desse texto que se espalhou pela internet há alguns meses misturou alguns fatos reais com trechos da bíblia e ainda usou de nomes de instituições sérias como a NASA para tentar dar mais credibilidade à mentira que inventou.
Só como exemplo, podemos pegar o início do texto, onde o autor afirma que “cientistas confirmam que[…]”, mas não diz quais foram os cientistas que confirmaram e tampouco cita algum link de algum observatório que possa validar tais informações.
De fato, luas “vermelho sangue” aparecem em eclipses, mas nada tem a ver com prenúncios de apocalipse. Fenômeno bem conhecido pelos astrônomos e astrólogos, os eclipses lunares ocorrem quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham e a Terra bloqueia – total ou parcialmente – a luz solar de chegar à Lua.
Na maioria das vezes, só podemos ver a lua, pois ela reflete a luz solar para nós. No entanto, durante um eclipse, a fonte de luz é bloqueada a lua fica escura. Só que (como você já deve ter visto alguma vez) a Lua não desaparece completamente e os gases da nossa atmosfera bloqueiam a extremidade azul do espectro de luz, permitindo apenas a parte vermelha do espectro solar passar pelo disco da Lua. Por isso, às vezes, temos a sensação de estar vendo a lua com uma cor vermelha bem intensa.
O esse fenômeno é chamado de “Dispersão de Rayleigh” e é o mesmo acontecimento que explica vermos o céu meio alaranjado-avermelhado no pôr do sol. É o que nos conta o Observatório Astronômico Frei Rosário.
Fenômeno não tão raro
O Site Astronomia confirma dois eclipses lunares em 2014: Em 15 de abril e em 8 de outubro. Ao contrário do que afirma o artigo apócrifo que ronda a internet, o fenômeno não é tão raro assim. A NASA disponibiliza inúmeros artigos mostrando que a ocorrência dos eclipses lunares e solares é muito mais comum do que se imagina! Teremos 85 eclipses lunares totais no século XXI.
Imagine só quantos eclipses a humanidade já deve ter presenciado no passado… Muitos povos devem ter entrado em desespero ao verem o dia virando noite. Muita gente já deve ter achado que o mundo ia acabar e… Nada!
Por essas e outras é que podemos afirmar que não há nenhuma ligação comprovada entre eclipses e prenúncios de fim do mundo.
Origens
Ao que tudo indica, quem começou com esse boato das Luas Sangrentas na internet foi o pastor norte-americano John Hagee. Fundador da Igreja Cornerstone, em San Antonio (Texas), John vive das doações de seus fiéis e da venda de inúmeros livros e de vídeos de sua autoria. A maioria das publicações de Hagee e de seus sermões fala sobre as tais Luas Sangrentas e os problemas que elas prenunciam. Apesar de suas afirmações não terem o menor fundamento, muita gente acredita.
O pastor texano, que afirmava categoricamente em seus sermões que o arrebatamento ocorreria “antes dos tempos de tribulação”, agora está dizendo em seu novo livro “Four Blood Moons: Something is About to Change” (Quatro Luas de Sangue: Algo está prestes a mudar, em inglês) que os próximos eclipses lunares serão o início de um período de tribulação de sete anos. Ou seja, parece que ele conseguiu uma prorrogação de mais 7 anos para poder vender mais de seus livros.
As teorias criadas por John Hagee inspiraram milhares de adeptos e vários sites apareceram como esse, esse, esse, esse, esse e mais esse! Todos seguem a mesma “linha editorial” do pastor!
As fotos
As imagens da lua avermelhada podem ser encontradas em vários sites na web. A maioria é real, pois – como já explicamos nos parágrafos anteriores – a Lua Vermelha é um fenômeno normal.
No entanto, uma das fotos chama a atenção:
A foto é uma montagem em cima de uma fotografia copiada da Wikipédia! Compare com a foto real abaixo:
Conclusão
A lua vermelha não tem nada a ver com o prenúncio do fim do mundo. Trata-se de um fenômeno natural causado pela luz que é desviada na nossa atmosfera.