Falso
Estátua de Marielle Franco levou mais de 20 tiros! Será verdade?
É verdade que a estátua inaugurada no Rio de Janeiro em homenagem à vereadora Marielle Franco, morta em março de 2018, amanheceu com várias marcas de tiro?
A imagem começou a circular através de grupos de WhatsApp e do Telegram no final de julho de 2022, após a inauguração de uma estátua feita em homenagem à vereadora Marielle Franco no centro do Rio de Janeiro. Nela podemos ver que a estátua parece ter recebido vários tiros e, de acordo com o texto que a acompanha, vândalos fortemente armados teriam feito isso durante a madrugada!
Será que isso é verdade?
A vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros em março de 2018, foi homenageada com uma estátua de bronze e a obra foi inaugurada no dia 27 de julho de 2022, na Praça Mario Lago, no Centro do Rio de Janeiro. A escultura foi feita pelo artista Edgar Duvivier e o local foi escolhido por ser onde Marielle prestava contas do seu mandato, todas as sextas-feiras.
A data da inauguração foi escolhida por ser o dia em que Marielle completaria 43 anos de idade.
O monumento está sendo monitorado com câmeras de segurança, além da vigilância de guardas municipais para evitar depredações. Se tivesse mesmo acontecido algum ato de vandalismo, a segurança teria registrado.
A foto que mostra a estátua com várias marcas de tiro é falsa! Ela é uma montagem feita em cima de uma foto real, tirada pelo Instituto Marielle Franco.
Compare abaixo a foto real com a montagem:
Atualização 02/08/2022
Nosso leitor AlxR encontrou a imagem do tiro que foi usada na montagem acima:
Conclusão
A foto que mostra a estátua da vereadora Marielle Franco com várias marcas de tiro é falsa!