Ex-farsas
Ex-farsas! Quando a mentira deixa de ser uma farsa! Parte 1
Muitas vezes, aquela história falsa que circula pela web acaba deixando de ser uma farsa e o que era mentira, acaba virando verdade. A morte do humorista Bussunda 4 anos antes de sua morte real, passando pela pegadinha do navegador que não precisa de teclados ou mouse ou o casal que não se beijou em Vancouver, listamos três dessas pesquisas nesse primeiro capítulo no E-farsas.
Morte do humorista Bussunda – 2003
Em 2003, Wagner Martins – criador do blog Cocadaboa – inventou o boato da morte do humorista do Casseta e Planeta. Famoso por criar alguns dos maiores hoaxes que se espalharam pela internet nos anos de 2002 a 2004, Wagner Martins deixou bem claro que se tratava de uma paródia de outro boato mais antigo (que dizia que o jornalista Roberto Marinho já estava morto havia anos, mas a Rede Globo estaria acobertando o ocorrido!).
Na época, até o Casseta Bussunda brincou com a falsa notícia da própria morte.
[iframe: width=”590″ height=”430″ src=”http://www.youtube.com/embed/4hwoxCgcWLI” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Por que não é mais farsa?
Infelizmente, No dia 17 de junho de 2006 (3 anos depois do boato), Cláudio Besserman Vianna – o Bussunda – faleceu vitima de um ataque do coração. A única coincidência foi essa: quem inventou esse boato “apostou” no ataque cardíaco e, infelizmente, acertou. O resto da história não foi nem um pouco parecida com o boato.
Em 2010, tivemos a oportunidade de entrevistar o Cocadaboa lá na JustTV e falamos um pouco de como é a profissão de boateiro.
Navegador controlado por gestos – 2009
No dia 1° de abril de 2009, o pessoal do Opera Software fez um vídeo mostrando uma nova tecnologia que permitiria ao usuário navegar na web apenas por gestos faciais! O vídeo era falso, uma brincadeira do dia da mentira, mas muita gente acreditou que seria possível usar o navegador Opera somente através de caretas!
[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/kkNxbyp6thM” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Por que não é mais farsa?
Apesar do browser Opera até hoje ainda não ter a tecnologia incorporada ao seu produto, já existem vários softwares que permitem o uso de computadores sem o uso de periféricos como mouse e teclado. Os programas HeadMouse e o eViacam – ambos gratuitos – são dois exemplos de iniciativas nessas áreas. Essa tecnologia permite que o usuário comande seu computador através de movimentos da cabeça, olhos e boca. Essa matéria no TecMundo explica como isso funciona.
Rapaz beija uma moça durante manifestação em Vancouver
Mostramos aqui no E-farsas uma das fotos mais famosas de 2011. Um casal parece estar se beijando, deitados no chão, no meio da rua num confronto entre policiais e torcedores.
O fato ocorreu no dia 15 de junho de 2011, os torcedores do time de hóquei Canucks de Vancouver, no Canadá, saíram às ruas para protestar contra o fracasso da seleção nas quadras. No meio da confusão, um casal chamou a atenção. Os dois estavam se beijando no meio da rua! Apuramos que tudo não passou de uma ilusão. Do ângulo em que o fotógrafo estava, parecia que tava rolando um beijão daqueles, mas outras fotos tiradas de outros locais mostravam que o rapaz estava apenas protegendo a garota. Em entrevistas, o casal dizia que eram apenas bons amigos!
Por que não é mais farsa!
De fato, o casal não estava mesmo se beijando no dia do confronto em Vancouver. E é verdade que, na época, os dois eram “apenas bons amigos”. No entanto, em entrevista recente, eles explicaram que o rapaz até chegou a dar uma bitoca na moça apenas para acalmá-la, mas a fama fez com que a dupla se aproximasse e hoje em dia eles acabaram virando namorados.
E você, tem conhecimento de alguma ex-farsa? Manda pra gente nos comentários.