Conspirações
Ex-funcionária da NASA diz ter visto homens em Marte em 1979!
Será verdadeira a história de uma ex-funcionária da NASA que afirmou ter visto dois homens caminhando em Marte em 1979?
A notícia se espalhou pela web no final de novembro de 2014. De acordo com a manchete, uma mulher chamada Jackie teria dado uma entrevista a uma emissora de rádio norte-americana dizendo ter visto, em 1979, dois homens caminhando em Marte!
Jackie disse ao vivo no programa US Coast to Coast Show que, na época, trabalhava no Departamento de Manutenção da missão Viking e, após ter visto – através dos monitores – dois homens vindo em direção à sonda Viking usando roupas especiais, foi expulsa da Agência Espacial Norte-americana.
A notícia bombástica foi publicada em vários jornais de destaque, como os britânicos Metro e Daily Mail – além de ser divulgada em um monte de sites e blogs brasileiros -, mas será que essa história é real?
Verdadeiro ou falso?
As declarações parecem ter sido bem aceitas por blogs e sites especializados em ufologia e em teorias da conspiração. Afinal, se uma ex-funcionária da NASA teve a coragem de ir a um programa de rádio de grande audiência para fazer uma revelação bombástica como essa, só pode ser verdade, né?
Acontece que ninguém teve o trabalho de tentar descobrir a identidade da suposta funcionária. Apenas o nome “Jackie” já basta?
Ela trabalhou mesmo na NASA? Isso não se sabe…
As afirmações foram apresentadas em um programa de rádio que trata de assuntos ligados à teorias da conspiração, vida pós-morte, discos voadores, assombrações, fantasmas, etc. De acordo com a Wikipédia, o Coast to Coast Show possui um histórico de mostrar histórias sensacionalistas sem o menor cuidado investigativo. Basta ter uma boa história, mesmo que inverídica, para participar do Show!
Outro detalhe que chama a atenção é que um técnico da Agência Espacial Americana (ou ex-técnica, no caso) deveria saber algumas características técnicas da missão na qual estava trabalhando como, por exemplo, que a sonda Viking não podia se mover sob a superfície de Marte. A tal ex-funcionária disse na entrevista que a Viking andava em Marte (Viking rover), mas a verdade é que a sonda era fixa (Viking lander) , como podemos ver na imagem abaixo:
E, para ajudar a desmentir ainda mais tudo o que foi dito por “Jackie”, seria impossível ela (ou qualquer outro funcionário da NASA) ter visto homens caminhando em Marte, pois as câmeras instaladas no módulo da Viking não captavam movimento. Para a missão, foram instaladas 2 câmeras digitais (as mais modernas na época), mas (explicando a grosso modo) seus sensores ficavam scaneando o ambiente em duas direções e, depois de alguns minutos, gerava os dados que seriam convertidos em uma única imagem, como essa:
Qualquer movimento na cena iria resultar em uma imagem borrada!
E ainda podemos encontrar sites indignados pelo fato da NASA não ter se pronunciado a respeito!
A foto que ilustra a matéria
Alguns sites e blogs estão usando uma foto do solo marciano onde podemos ver o parece ser a silhueta de dois homens. É preciso avisar que essa fotografia nada tem a ver com as declarações feitas pela suposta funcionária da NASA e que os “homens” são apenas rochas e essa ilusão é o resultado de uma pareidolia.
Já falamos aqui no E-farsas sobre pareidolia e você pode assistir tudinho no vídeo abaixo:
[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”//www.youtube.com/embed/14EmWbRV2ik” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Conclusão
Não acredite em tudo o que você vê na internet. Não é só porque alguém se intitula “ex-funcionário da NASA” significa que o que disser será verdade!