Connect with us

E-farsas

Exame de raio-X mostra a patinha fofinha de um gato! Será verdade?

Animais

Exame de raio-X mostra a patinha fofinha de um gato! Será verdade?

Exame de raio-X mostra a patinha fofinha de um gato! Será verdade?

Desde a semana passada, circula nas redes sociais um suposto exame de raio-X mostrando a patinha fofa de um gatinho! Somente um único tuíte que a divulgou a imagem já obteve mais 25 mil retuítes e 136 mil curtidas desde o dia 11 de setembro de 2020 (arquivo)!

Confira abaixo o tuíte:

Tuíte que viralizou mostrando um suposto exame de raio-X.

Entretanto, muitos usuários começaram a dizer que a imagem era falsa! Será mesmo? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Tudo indica que o exame de raio-X é verdadeiro, mas é bom deixar claro, que a patinha apresentada no comparativo não é a mesma exibida no exame de raio-X, tampouco esse exame é recente. Aliás, não estamos exatamente diante de uma patinha “fofinha”, mas edemaciada, ou seja, inchada, após o gatinho ter ficado ao menos dois dias com a pata presa debaixo de uma raiz de árvore.

Esse exame já vinha sendo compartilhado ao longo do tempo, principalmente a partir de sites sul-coreanos (1,2,3,4), quando houve uma certa viralização em 2015. Estes por sua vez, usavam outras patinhas de gato como comparativo, mas não apresentavam a real origem dessa imagem, tampouco o que teria acontecido com o gatinho que passou por esse exame de raio-X.

A Origem da Exame de Raio-X

Tudo indica que esse exame de raio-X teria sido divulgado, pela primeira vez, no Reddit, em 2013! Naquela ocasião, uma usuária chamada “LinzerBinzer” divulgou essa imagem alegando que havia adotado um gatinho com a pata machucada. Ela resolveu compartilhar o exame de raio-X, porque achou a imagem bem fofinha. Na época, isso não teve tanta repercussão, e ninguém desconfiou da veracidade do exame.

A usuária explicou que, segundo o veterinário, o exame era compatível com de um gatinho entre 5 e 6 semanas de vida. Ela contou um pouco do histórico desse gatinho, dizendo que ele teria ficado com a patinha presa debaixo de uma raiz de árvore por cerca de dois dias. A família que o levou esse para ela alegou que escutavam o seu miado, mas não encontravam de onde vinha o som. Ainda segundo a usuária, a patinha estava tão roxa e inchada, que o veterinário chegou a cogitar uma amputação.

Confira abaixo as duas imagens divulgadas pela usuária:

Primeira imagem divulgada pela usuária no Reddit.

Segunda imagem divulgada pela usuária no Reddit.

Entretanto, o gatinho se recuperou bem, não precisou ter a pata amputada, e ficou bem festeiro depois disso! Uma boa notícia pra começar a semana, não?

Consultamos um Especialista em Diagnóstico por Imagem

Para opinar sobre esse caso, consultamos um especialista em diagnóstico de imagem, cujo nome ainda não conseguimos autorização para divulgar. Caso isso aconteça, atualizaremos esse trecho do artigo, combinado?

Segundo esse especialista, embora haja uma desconfiança sobre tudo que é divulgado hoje em dia na internet, e não seria difícil criar algo assim no Photoshop, a imagem é realmente compatível com um exame de raio-X de um gato muito jovem. Isso porque as articulações de animais muito jovens demoram a se formar, e na imagem os ossos acabam aparecendo bem distantes uns dos outros. De acordo com a imagem, o animal apresenta um edema de membro. O tecido mole apresenta um aumento da radiopacidade, que eleva o seu tamanho.

Ainda de acordo com o especialista, não podemos comparar, em momento algum, imagens de filhotes de animais com animais já adultos, porque a formação óssea em felinos termina apenas entre 6 e 8 meses!

Conclusão

Fora de Contexto! Tudo indica que o exame de raio-X é verdadeiro, mas é bom deixar claro que a patinha apresentada no comparativo não é a mesma exibida no exame de raio-X, tampouco esse exame é recente. Aliás, não estamos exatamente diante de uma patinha “fofinha”, mas edemaciada, ou seja, inchada e roxa, após o gatinho ter ficado ao menos dois dias com a pata presa debaixo de uma raiz de árvore.

Tudo indica que esse exame de raio-X teria sido divulgado, pela primeira vez, no Reddit, em 2013! Naquela ocasião, uma usuária chamada “LinzerBinzer” divulgou essa imagem alegando que havia adotado um gatinho com a pata machucada. O exame de raio-X é plenamente compatível com um felino muito jovem com a patinha edemaciada, e totalmente de acordo com a sequência de eventos citada pela usuária naquela época.

Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Comentários

Mais Checagens em Animais

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top