Exames de HIV vazados pelo WikiLeaks provam que Steve Jobs era soropositivo?
Será que os exames vazados pelo WikiLeaks após a prisão de Julian Assange mostrando que Steve Jobs era portador do vírus HIV são verdadeiros ou falsos?
Após o anúncio da prisão do criador do WikiLeaks, Julian Assange, no dia 11 de abril de 2019, as imagens de supostos exames médicos feitos com o fundador da Apple começaram a se espalhar pela web.
O exame de HIV em nome de Steve Jobs mostra que ele era soropositivo e, de acordo com o texto que o acompanha, essa doença teria sido a verdadeira causa da morte do empresário, mas os advogados da Apple teriam recomendado esconder essa informação para evitar a queda no valor da companhia!
A segunda imagem é um relatório do California Pacific Medical Center com a assinatura de Jobs autorizando exames de HIV.
Será que esse documentos são reais?
Verdade ou mentira?
A primeira coisa que chama a atenção nesse caso é que ele não é novo! Essa mesma duplinha de imagens já havia circulado na web em 2009 e, depois, em 2011. Em ambas ocasiões, o caso foi desmentido pelas falhas nos próprios documentos.
A primeira delas é que a assinatura do paciente no relatório do California Pacific Medical Center não se parece em nada com a do “criador do iPhone”.
Aqui podemos conferir a assinatura de Steve Jobs, ou ainda podemos compará-la com diversas assinaturas e autógrafos que o CEO da Apple, falecido em 2011, deu durante a sua vida:
Outro detalhe é que os supostos exames teriam sido feitos em 2004 no laboratório SxCheck, no entanto essa empresa só surgiu em 2006.
Onde entra o WikiLeaks nisso tudo?
Em 2011, o WikiLeaks divulgou em seu perfil no Twitter o resultado de uma análise feita em cima de documentos relacionados a supostos exames de HIV em nome de Steve Jobs:
https://twitter.com/wikileaks/status/121738677910122496
O link disponibilizado pelo WikiLeaks mostra que o grupo checou os dados e comprovou que os documentos eram falsos. Mesmo assim, muita gente começou a espalhar a história como se o WikiLeaks tivesse “vazado” as informações a respeito da saúde de Steve Jobs.
Conclusão
Os documentos mostrando que o CEO da Apple era soropositivo são falsos!