Crimes
Facebook paga R$657 por dia para brasileiros? Golpe!
Sites usam o nome do Facebook para enganar desavisados e aplicam golpe roubando dinheiro de quem quer ganhar dinheiro fácil! Cuidado com o conto do vigário moderno!
Em novembro de 2014, uma nova modalidade de golpe surgiu na web. Páginas com cores semelhantes às do Facebook oferecem uma “oportunidade única” sobre um suposto programa chamado “Trabalhe de Casa”.
De acordo com a manchete do site golpista, o Facebook estaria pagando para brasileiros (ou para quem viveu há mais de 7 meses no país) um salário de 657 reais por dia para quem quiser trabalhar em casa!
Para descobrir como começar a trabalhar para a empresa de Mark Zuckerberg, basta que a vítima compre um kit de trabalho em casa, oferecido pela empresa (que usa o nome do Facebook sem autorização) a um preço “baratinho”.
Olha o golpe se repetindo
Já mostramos aqui no E-farsas páginas de golpistas que usam um esquema semelhante a esse para enganar os mais desavisados. Em setembro de 2012, desmascaramos o golpe dos sites da mãe que ganha 16.000 por mês para trabalhar pela web!
Como podemos notar, as características de ambos os sites são semelhantes:
- Prometem uma grana fácil;
- Usam imagens falsas para tentar convencer o leitor a comprar o tal kit;
- Usam o nome de empresas famosas pelo mesmo motivo acima;
- Possuem scripts para fazer o leitor pensar que a oportunidade é única;
- Exploram o conceito do Golpe do Vigário, onde a vítima acaba caindo pensando em também obter lucro;
- Tudo isso é feito para tentar conseguir o número do cartão de crédito da vítima;
Analisando o site
Como já fizemos anteriormente, vamos analisar os sites desse novo tipo de golpe, começando pelas fotografias com testemunhos de supostos clientes satisfeitos em terem adquirido o “kit de trabalho em casa”:
Logo de cara já temos a imagem de toda a equipe do Facebook na frente de uma enorme faixa onde podemos ler “facebook work from home” (algo como facebook trabalhe de casa). No entanto, basta uma rápida busca na web para descobrirmos que a fotografia foi adulterada!
A orginal é essa aí abaixo, que mostra a equipe de Zuckerberg comemorando no primeiro dia de negociações das ações do Facebook, no dia 18 de maio de 2012:
Outra foto usada indevidamente é essa, que seria de Lucas Castro. De acordo com o site golpista, Lucas estaria super feliz por ter adquirido o tal kit. No entanto, Lucas Castro não existe e essa fotografia foi roubada de um usuário do Flickr!
Além disso, a página fraudulenta também usa a imagem de artistas famosos e até uma foto do fundador do Facebook aprovando o tutorial vendido no kit.
Ao clicar em “comprar” a vítima é redirecionada a um site onde é orientada a preencher seus dados pessoais e, inclusive, o número do seu cartão de crédito. Olha o golpe!
Ao tentar sair do site, um script impede o fechamento da página, tentando fazer com que o visitante compre o falso kit!
O Facebook desmente
Em sua página de ajuda, o Facebook esclarece que não hão nenhum programa do tipo “trabalhe em casa” e que esse tipo de site é apenas uma forma que vigaristas encontraram de arrancar dinheiro dos incautos.
Como podemos ver na página de suporte do Facebook, golpes semelhantes ocorrem no mundo todo, como na Índia, por exemplo!
Conclusão
Cuidado para nao cair nas armadilhas da web! Se alguma coisa parece ser boa demais para ser verdade, desconfie!