Correntes
Família da garota Ashley Flores desaparecida há 2 semanas pede ajuda pela internet
Em corrente que circula por e-mail a família da adolescente Ashley Flores pede ajuda para reencontrá-la! Será que isso é verdadeiro ou farsa?
Um e-mail tem circulado há tempos pela web afirma que o engenheiro Julio Cesar Flores Borraz está desesperado atrás de sua filha – Ashley Flores – que estaria sumida há duas semanas. O apelo vem acompanhado da foto da moça.
Será que essa história é real?
O e-mail é falso! Ashley Flores nunca desapareceu!
Em primeiro lugar, a corrente não tem data. Fala que a menina estaria desaparecida há duas semanas, mas não diz a partir de que dia. Pode ser um mês, um ano…
Na verdade, a história circula pela web desde 2006 se tornando uma das maiores lendas da internet de todos os tempos. Como ela (a mensagem) não é datada, pode ser repassada várias vezes e quem a recebe pela 1ª vez pode achar que o texto é recente.
O e-mail não cita características físicas, qual roupa ela poderia estar usando quando desapareceu, onde ela foi vista pela última vez e nenhum detalhe a mais que poderia ajudar na identificação da garota.
Outra coisa que chama a atenção logo no início do texto é que o nome do “engenheiro Julio Cesar Flores Borraz” é citado. Segundo o e-mail, o tal engenheiro faria parte da Associação Regional dos Couteiros!
Perguntas:
- Quem é Julio Cesar?
- Ele existe?
- Eles são brasileiros?
- Se ele existe, faz mesmo parte da Associação dos Couteiros?
- A tal Associação dos Couteiros existe?
- O que são os Couteiros?
Procurando por “Julio Cesar Flores Borraz” só encontramos como resposta sites e blogs que apenas repetem a mesma mensagem. Será que ele existe? Talvez sim, talvez não!
Há esse texto citando o nome “Julio Cesar Flores Borraz”, provando que ele realmente existe. Será que é o mesmo da corrente? O artigo não fala nada sobre “Associação Regional de Couteiros”.
Segundo o site Break the Chain, especializado em pesquisar boatos eletrônicos, Ashley Flores é uma pessoa real e um amigo dela foi quem teve a idéia de fazer uma brincadeira com a menina, aproveitando alguns textos falsos famosos que rondavam a internet na época.
Anos antes, em 2001, outro e-mail que começava a invadir a web contava que a pequena Penny Brown estaria desaparecida. O texto era falso e foi um dos que teriam inspirado o amigo de Ashley Flores a criar o hoax.
O texto da Ashley Flores possui versões em várias línguas: português, inglês, francês, espanhol e até em japonês.
Segundo o Diario Libre, Ashley Flores está viva (pelo menos, estava em fevereiro de 2009, quando foi publicada a matéria!) e mora com seus pais em Ilinóis – Estados Unidos.
O Tribuna de Periodistas explica que muita gente acreditou na e-farsa! Em Honduras, por exemplo, um jornal local chegou a publicar o falso pedido da mãe como se fosse real, na maior boa vontade de ajudar!
Em abril de 2007, um sargento da Polícia da cidade de Rolla – Missouri – teve que esclarecer à população que o tal email era falso. Mesmo assim, muita gente continuava a ligar sem parar para delegacia a procura de informações a respeito do paradeiro da menina. Foram tantos telefonemas que, em outubro de 2009, o numero de telefone Departamento de Polícia da cidade teve que ser mudado.
Ainda, segundo o Tribuna de Periodistas, nos Estados Unidos até o FBI e outras agências de segurança chegaram a pesquisar sobre o suposto desaparecimento da jovem Ashley e chegaram à conclusão de que o alerta era falso.
Conclusão:
A história é falsa! Não repasse esse tipo de corrente, pois o ato não está ajudando em nada e alguns espertinhos ainda podem se aproveitar da situação para lhe enviar spans.
Sites pesquisados: