Connect with us

E-farsas

Fenômeno luminoso nos céus de Caxambu! Qual é a explicação?

Conspirações

Fenômeno luminoso nos céus de Caxambu! Qual é a explicação?

Fenômeno luminoso nos céus de Caxambu! Qual é a explicação?

Vídeo mostra luzes rodeando uma espécie de portal em meio às nuvens nos céus da cidade mineira de Caxambu! Seriam ETs? Descubra a explicação desse fenômeno aqui no E-farsas!

O vídeo não é novo, mas voltou a se espalhar através das redes sociais – sobretudo, no Twitter – na segunda semana de dezembro de 2018. Nele podemos ver uma gravação do céu em algum lugar (que, no Twitter, foi publicado como sendo na cidade mineira de Caxambu) no exato momento em que luzes fazem um tipo de portal arredondado entre as nuvens!

Em apenas uma das publicações, as imagens já haviam sido vistas mais de 96 mil vezes poucas horas após a sua postagem. Um monte de gente levantando uma série de teorias para o fenômeno, que vão desde a visita de alienígenas a um simples fenômeno meteorológico, mas qual é a explicação para isso?

https://twitter.com/goulart_lenita/status/1073173091654754305

Qual é a explicação?

Em primeiro lugar, o vídeo não foi gravado em Caxambu! Nas buscas que fizemos nos principais jornais de Minas Gerais – bem como nos jornais da cidade citada – não encontramos nenhuma notícia a respeito.

Além disso, no YouTube há várias publicações desse mesmo vídeo e, em cada publicação, o fato teria ocorrido em um lugar diferente! Nessa postagem de junho de 2018, por exemplo as luzes teriam sido flagradas nos céus da cidade de Córdova, na Argentina:

Origem

No meio de tantas versões da suposta origem desse vídeo, encontramos a imagem que deu origem a ele. Em janeiro de 2011, o site russo Kosmopoisk publicou uma matéria falando sobre um fenômeno meteorológico chamado Fallstreak Hole (ou Nuvem Perfurada em inglês).

A explicação para isso, segundo o Wikipedia, é:

“Esses buracos são formados quando a temperatura da água nas nuvens está abaixo do ponto de congelamento, mas a água, em um estado super-resfriado, ainda não congelou devido à falta de nucleação de gelo. Quando cristais de gelo se formam, um efeito dominó é desencadeado devido ao processo de Bergeron, fazendo com que as gotículas de água ao redor dos cristais se evaporem: isso deixa um buraco grande, muitas vezes circular, na nuvem.”

Voltando à publicação do Kosmopoisk, uma das fotos usadas para ilustrar a matéria foi essa, tirada em 2003, por Wayne Carter, nos Estados Unidos:

Foto: Reprodução/Google Images/Wayne Carter

O vídeo que ficou famoso na web foi fabricado a partir dessa fotografia em um canal do YouTube chamado All Awesome. Para quem não conhece, esse é um dos muitos canais especializados em criar vídeos falsos de supostos avistamentos de discos voadores, entre outras teorias malucas da conspiração.

O vídeo das luzes dançando em torno de um buraco nas nuvens foi publicado nesse canal em maio de 2017 e teve poucas visualizações:

https://www.youtube.com/watch?v=6f09FdMYn5s

Conclusão

O vídeo que mostra um fenômeno de luzes dançantes nos céus de uma cidade mineira é, na verdade, uma montagem feita em 2017 em cima de uma foto de 2003!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top