Falso
Fim do mistério do fantasma do velório do Chespirito!
Vídeo flagra um fantasma durante o velório de de Roberto Gómez Bolaños! Qual será a verdade sobre esse fenômeno?
Conforme informamos aqui no E-farsas no dia 28 de novembro de 2014, o mundo perdeu um dos seus grandes humoristas! Nesse dia faleceu Roberto Gómez Bolaños, o criador da série de TV Chaves, aos 85 anos de idade.
Eis que surge, então, um vídeo feito durante seu velório no estádio Azteca no dia 30 de novembro mostrando o que parece ser um fantasma ao lado do caixão do Chespirito!
A filmagem alcançou milhões de visualizações no YouTube, causando enorme comoção entre os usuários das redes sociais. Assista o vídeo a seguir e descubra conosco se isso é verdade ou mais uma farsa da web:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/1HO_vgdxIso” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Verdade ou farsa?
É muito fácil forjar uma aparição de fantasmas em uma fotografia ou em um vídeo. Basta deixar uma imagem levemente transparente e a sobrepor outra fotografia ou vídeo! Para isso, às vezes nem é preciso o uso de computadores.
Como já mostramos diversas vezes no E-farsas, não existe foto ou vídeo real de fantasmas. Algumas “aparições” são apenas ilusões de ótica e muitas são montagens grosseiras.
No caso do vídeo do fantasma do Chespirito, o criador da montagem se valeu de algumas características para fazer o seu boato se espalhar com tamanha velocidade:
- Se aproveitou de um assunto que iria atrair muita gente
- O fato teria ocorrido longe (tornando difícil a verificação)
- Usa o nome de uma pessoa conhecida para dar mais credibilidade
Analisando o vídeo
A primeira coisa a fazer é tentar verificar falhas na edição do vídeo. Um zoom nas imagens e podemos notar que as cores do “fantasma” que aparece durante o velório não interagem com o resto da cena. Isso pode significar que:
- O fantasma não estava lá de fato (isso explicaria o porque de nenhum dos presentes na cerimônia não ter visto nenhum fantasma ali, na hora)
- O fantasma (como uma entidade sobrenatural que é) apareceu posteriormente no filme
- O fantasma foi inserido digitalmente
Mas, ao invés de encher esse artigo de teorias tentando provar que esse vídeo é falso, resolvemos procurar a gravação original da cerimônia do velório de Roberto Bolaños e, após alguns dias, encontramos esse vídeo no YouTube.
Só que esbarramos em outro problema: O filme com a gravação da missa de corpo presente do criador do Chaves foi bloqueado para o nosso país, dificultando nosso trabalho…
Recorremos, então, aos sábios membros do nosso fórum no Facebook. Os leitores e amigos Riomar Bruno e Rodrigo Portillo conseguiram (não nos pergunte como) copiar o trecho do vídeo em questão e, só assim, conseguimos provar que essa história de fantasma no velório do Chespirito é farsa mesmo!
Clique no vídeo abaixo e compare ambas filmagens:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/Zim1xsPv8i4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]
Conclusão
O vídeo que mostra um fantasma durante o velório do humorista Roberto Gómez Bolaños é falso!
Agradecimentos aos amigos Riomar Bruno e Rodrigo Portillo!