Falso
“Flor de Lis” de Djavan é homenagem à mulher e filha mortas?
É verdade que Djavan fez a música “Flor de Lis” em um momento de dor, em homenagem à mulher e à filha que morreram na hora do parto?
A história apareceu com bastante força nas redes sociais na segunda quinzena de janeiro de 2016 e explica a verdade por trás da letra da bela canção Flor de Lis, composta por Djavan e lançada em 1976.
Segundo o texto amplamente compartilhado no Facebook, Djavan teve uma mulher chamada Maria e o casal estaria esperando uma menina – que se chamaria Margarida -, mas teria havido complicações na hora do parto e ambas (mãe e filha) acabaram morrendo na sala de cirurgia! Para homenagear as duas, Djavan teria composto a música Flor de Lis!
Será que essa história é real? Ouça (e assista) Flor de Lis no canal oficial do cantor no YouTube:
Verdade ou farsa?
Pra começar, é preciso explicar aqui que esse boato circular pela web há muito tempo! Uma busca no Google mostra que em 2008 já tínhamos esse mesmo rumor sendo espalhado por aí.
Djavan foi casado com Maria Aparecida dos Santos Viana de 1972 a 1998. Ela ainda está viva, desmentindo o boato de que teria morrido na hora do parto. Nessa publicação de outubro de 2000 da revista Istoé Gente é mencionado que a ex-esposa do cantor estaria entrando na justiça para receber rendimentos atrasados referentes à empresa que mantinham em sociedade!
Desmentido oficial
Em julho de 2008, o blog Syleide entrou em contato com a assessoria de Djavan a respeito desse rumor e a resposta foi a de que essa história é completamente falsa.
No dia 11 de setembro de 2008, o próprio site do cantor desmentiu esse boato! A postagem não está mais disponível online, mas podemos vê-la em um dos arquivos do sensacional WebArchive:
Conclusão
Essa história afirmando que Djavan teria feito a música Flor de Lis em homenagem à mulher e filha mortas na hora do parto é falsa!