Formigas são mais inteligentes que humanos?
Vídeo mostra formigas resolvendo um quebra-cabeças muito mais rápido que um grupo de humanos! Será que essa prova de superioridade intelectual das formigas é real?
Você com certeza já deve ter visto um vídeo que mostra um grupo de formigas conseguindo passar um bloco em forma de T através de aberturas estreitas formadas por barras paralelas, né? Compartilhadas no final de 2024, as imagens teriam sido gravadas por cientistas que teriam provado que as formigas são super inteligentes.
Em outra versão, o vídeo dos insetos é colocado lado a lado com a mesma experiencia, só que feita com humanos, demonstrando a superioridade intelectual das formigas, que conseguem retirar o bloco colorido do local antes das pessoas que tentavam resolver o mesmo quebra-cabeças.
Será que esses vídeos são reais? Eles provam que as formigas são mais inteligentes que os humanos?
@curiosidadeseconexoes A Inteligência Coletiva Das Formigas! #tik_tok #fatoscuriosos #videoviral #vocesabia #curiosidades #CapCut
Verdade ou mentira?
O vídeo que se espalhou nas redes sociais é parte de um estudo publicado em novembro de 2024 na importante revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, comparando a resolução cooperativa de quebra-cabeças geométricos entre formigas e humanos. O desafio era o mesmo para ambas as espécies: transportar um objeto em forma de “T” por um espaço complexo e com obstáculos.
No caso das formigas, os cientistas as fizeram acreditar que o “T” era um pedaço de alimento para forçá-las a tentar levá-lo para seu ninho.
Outro detalhe da pequisa é que os humanos foram testados de duas formas: grupos em que os participantes tinham permissão para se comunicar entre si e outros grupos onde a tarefa teria que ser realizada com todos de boca fechada.
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
@efarsas FORMIGAS INTELIGENTES RESOLVEM LABIRINTO!
Os resultados demonstraram que as formigas têm um desempenho significativamente melhor que indivíduos ou pequenos grupos e que, apesar de uma formiga única parecer não compreenderem o objetivo do desafio, o grupo se aproveita de um tipo de memória de curto prazo de sua espécie, otimizando a busca por melhores formas de retirar o “T” do local.
O estudo também constatou que o fenômeno ocorre de forma diferente nos humanos, onde indivíduos resolveram o quebra-cabeça mais rapidamente, explorando menos movimentos errados graças à compreensão global do problema. Já em grupo, a resolução do problema demorou mais tempo.
O desempenho foi um pouco melhor nos grupos ondes as pessoas podiam se comunicar entre si.
Na verdade, a pesquisa, liderada pelo professor Ofer Feinerman e sua equipe, no Instituto de Ciências Weizmann (Israel), não comprova que essa espécie é mais inteligente que aquela, mas serviu para ilustrar como a cognição coletiva evolui de maneiras diferentes em espécies, com implicações para a robótica colaborativa e o entendimento das dinâmicas sociais em humanos.
Em entrevistas, o professor Feinerman explica que as formigas são muito unidas e visam mais a colaboração do que a competição na busca de alimentos, para se defender de invasores e para manter a colônia sadia:
“Uma colônia de formigas é, na verdade, uma família […] Todas as formigas no formigueiro são irmãs e têm interesses em comum. É uma sociedade muito unida, na qual a cooperação supera em muito a competição. É por isso que uma colônia de formigas é às vezes chamada de superorganismo, uma espécie de corpo vivo composto de múltiplas ‘células’ que cooperam entre si. Nossas descobertas validam essa visão. Mostramos que formigas agindo em grupo são mais inteligentes, que para elas o todo é maior que a soma das partes. Em contraste, formar grupos não expandiu as habilidades cognitivas dos humanos. A famosa ‘sabedoria da multidão’ que se tornou tão popular na era das redes sociais não veio à tona em nossos experimentos.”, disse o cientista
Conclusão
O vídeo que mostra um grupo de formigas resolvendo um quebra-cabeça é real e faz parte de um experimento publicado em novembro de 2024. Ele não prova que as formigas são mais inteligentes que humanos, mas que elas conseguem resolver problemas complexos graças ao seu sentido de colaboração entre os membros de sua colônia!