Connect with us

E-farsas

Formulário para doutorado na UFPB não tem opção Masculino/Feminino?

Conspirações

Formulário para doutorado na UFPB não tem opção Masculino/Feminino?

É verdade que a Universidade Federal da Paraíba criou um formulário para o curso de doutorado sem apenas com opção de transgêneros?

A imagem começou a se espalhar através das redes sociais na primeira semana de outubro de 2017 e rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados no Facebook. De acordo com uma imagem que teria sido retirada de um formulário de edital, a UFPB teria colocado opções de identidade de gênero: “Mulher Trans”, “Mulher Cis”, “Homem Cis”, “Travesti”, “Homem Trans” e “Não-Binário”, deixando de lado o simples “Masculino” e “Feminino”.

A publicação indignada de uma usuária do Facebook ganhou milhares de compartilhamentos, mas será que essa imagem é verdadeira ou falsa?

Cadê o Masculino/Feminino?

Verdade ou farsa?

A imagem que se espalhou pelas redes sociais é verdadeira! Aliás, outras versões dessa imagem também foram amplamente compartilhadas por aí, e podemos ver no formulário real que pode ser visto na página da Universidade Federal da Paraíba, no anexo II, página 12:

Reprodução/UFPB

Atualização 08/10/2017

Como muito bem observado pelos brilhantes e atentos leitores desse site, alguns navegadores exibem o documento sem algumas opções no quesito “identidade de gênero”. As opções completas podem ser verificadas no histórico que salvamos aqui:

Na versão do histórico podemos ver que havia mais 3 opções nesse quesito!

O edital se refere ao processo seletivo para o ingresso no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB).

Obs.: A designação “CIS” exibida no formulário significa cisgênero, termo utilizado para se referir às pessoas cujo gênero é o mesmo que o designado em seu nascimento. A terminologia é referência ao fenômeno social, e não se trata de uma das identidades de gênero, mas sim o seu alinhamento.

Saiba mais sobre o Decreto Nº 8.727, de 28 de abril de 2016, sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Conclusão

A imagem de um formulário da UFPB com várias opções de identidade de gênero é falsa verdadeira, mas as opções “masculino” e “feminino” estão lá (como “Mulher Cis” e “Homem Cis”)!

*Contribuição de Marcio Antunes

*Esse artigo foi atualizado para corrigir a informação sobre a imagem (que é real, mas é exibida diferente em alguns navegadores).

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top