Animais
Fóssil de Sereia encontrada na Bulgária
Esqueleto fossilizado de uma sereia de 8 mil anos foi encontrado na Bulgária. Fotografia confirma a notícia, mas será verdadeira?
No dia 25 de junho de 2012, uma notícia começou a se espalhar pela web: arqueólogos búlgaros encontraram um esqueleto do que parece ser uma sereia. De acordo com vários blogs, o fóssil foi achado em uma praia próxima a Sozopol, na Bulgária e o senhor que aparece ao lado da sereia seria um professor e se chama Dimitrov.
Será que isso é verdadeiro ou farsa?
Como o leitor já deve ter imaginado, a foto é falsa!
Uma breve análise na imagem já revela que foram sobrepostas duas fotografias distintas! A foto da “sereia”, na verdade, foi tirada de cima. Sim! Ela está deitada!
Na montagem, o esqueleto foi colocado de pé o professor foi adicionado ao lado, criando a ilusão.
Origem
Tudo começou com uma fotografia de um esqueleto que foi retirada de uma postagem de outubro de 2011 do blog de língua inglesa chamado Wasted on Archaeology.
Em junho de 2012, a foto foi modificada para ficar parecida com uma sereia em um concurso de fotomontagens promovido pelo site Worth1000 com o tema Anomalias Arqueológicas. A montagem foi feita pelo photoshopper the1calledDANO e ficou com o 6º lugar no concurso.
Agora, no final de junho, alguém adicionou o tal professor Dimitrov à montagem e a espalhou pela web!
Veja abaixo algumas das fotografias usadas na montagem:
Outras sereias falsas
Já mostramos aqui no E-farsas outras sereias que teriam sido encontradas em várias partes do mundo, mas eram falsas. É o caso dessa sereia que teria sido descoberta no Taiti. Na verdade, era um boneco!
Conclusão
A sereia da Bulgária não existe. Tudo não passou de uma montagem feita em cima de outra montagem de um esqueleto normal.
Sites citados