Verdadeiro
Foto de uma criança cercada por homens ganhou prêmio na Parada Gay da Holanda?
Será que a foto mostrando uma menina rodeada de homens com roupas de couro é real e que ela ganhou um prêmio de mais estética em parada gay na Holanda?
A imagem surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de agosto de 2021 e mostra uma criança rodeada de vários homens vestidos com roupas íntimas de couro. De acordo com o texto que a acompanha, essa foto teria ganhado um concurso na última parada gay ocorrida na Holanda, conquistando o prêmio de “mais estética”.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
No dia 10 de agosto de 2021, a organização Pride Amsterdam publicou na sua página do Facebook o resultado de um concurso fotográfico que reuniu mais de 13 mil fotos sobre diversidade.
Segundo a entidade, o concurso de fotografia do Pride desse ano foi vencido por Jan van Breda e mais outros dois fotógrafos. Cada um receberá um prémio de 2500 euros.
A organização do Pride reuniu as fotos mais icônicas, significativas e estéticas dos 25 anos do Pride Amsterdam, evento que reúne o público LGBTQI+ todo ano.
Na edição de 2021, o Pride Amsterdam foi realizado de 31 de julho a 8 de agosto e contou com eventos que incluíram exibições de filmes e festas de rua, shows de comédia stand-up, jogos, improviso e outras performances para todos os públicos.
Das 13 mil fotos enviadas, cinquenta foram escolhidas para uma exposição ao ar livre ‘Celebrando a Diversidade‘ no Vondelpark (um parque bastante conhecido e frequentado em Amsterdam). Das 50 fotos, três foram escolhidas por um júri de especialistas.
De acordo com a organização do evento, essa foto foi considerada a mais estética e a que melhor representa a diversidade e alegria:
“Esta foto, em sua composição – com a criança em primeiro plano, homens preparando-se para o Desfile do Canal ao fundo, todos ocupados com suas próprias atividades e fascínios – retrata de forma sublime o que espero permanecer evidente: que nós, desimpedidos de preconceitos, e quase desavisadamente, todos podem e podem existir lado a lado “, disse o júri.
A mãe da menina autorizou a foto
Segundo Andy Ngô, editor do site de notícias Post Millennial, a mãe da criança autorizou a entrada dos homens em sua casa para se trocar e para tirar as fotos com a sua filha:
This photo from a Pride event in Holland has won an award from the organizers for being “iconic.” It shows a child in the foreground while a group of men in fetish sex gear stand in the back. A woman claiming to be the girl’s mother said she opened her home for the men to change. https://t.co/oA14Gf5Y5I
— Andy Ngô 🏳️🌈 (@MrAndyNgo) August 11, 2021
De acordo com essa reportagem do site Amsterdams Nieuws, a foto foi tirada em 2008, enquanto os homens se preparavam para fazer um passeio de barco.
A mãe da menina (que tinha 2 anos na época) se manifestou após começar a sofrer ameaças no Twitter:
“Fiquei quieta por um longo tempo, mas estou realmente farta de todas as reações homofóbicas. Os homens passaram anos trocando de roupa no nosso jardim. Foi uma festa para nós, para o bairro e para as crianças. Foi pura sorte essa cena ter acontecido diante dos meus olhos. Os homens não olharam absolutamente nenhuma vez para as minhas crianças. A foto simboliza para mim que a homofobia é algo aprendido e falado. Se todas as crianças tivessem esses pais.”, disse a mãe da menina
Em entrevista ao NL Times, o diretor da Pride em Amsterdã Lucien Spee de Castillo Ruiz disse que a exposição mostrou a representatividade e a liberdade:
“Para mim, esta exposição significa muita liberdade. Toda a comunidade está representada. Jovem, velho, trans, pretos, festa, profundidade, luta, tem de tudo. Isso é o orgulho. Orgulho é mais do que os rostos que as pessoas vêem do lado de fora.”
Conclusão
A foto que mostra uma criança rodeada de homens usando roupas de couro é real e foi a vencedora de um concurso promovido por uma entidade que luta pelos direitos LGBTQI+ na Holanda. A fotografia foi tirada em 2008 e foi autorizada pela mãe da menina, que aproveitou um momento de preparo dos participantes de um evento gay para eternizar o momento!