Foto do Lula apareceu com grades na galeria dos ex-presidentes no Palácio do Planalto?
Será verdade que instalaram grades no quadro do ex-presidente Lula em exposição no Palácio do Planalto? Vandalismo, ordens do Governo ou fotomontagem?
A imagem começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp e nas várias redes sociais na primeira semana de abril de 2018. Nela podemos ver a galeria com quadros de fotos de ex-presidentes do Brasil, mas na foto do Lula tem algo diferente: Na frente do quadro foram instaladas grades, como que se o quadro também estivesse cumprindo sentença proferida contra o ex-presidente.
O texto que acompanha a imagem afirma que o fato teria sido fotografo no Palácio do Planalto logo após o Juiz Sérgio Moro confirmar a sentença de prisão de Luiz Inácio da Silva.
Será que essa foto é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
Como você já deve ter imaginado, a foto é falsa!
A imagem original é essa, tirada em 2014 para o site GQ Brasil no andar térreo do Palácio do Planalto, onde fica a sala (que na época tinha 33 retratos) dos ex-presidentes do Brasil:
O site GQ explicou que quando a foto entra na galeria é convertida para preto e branco e apenas a imagem do atual presidente é colorida.
A montagem circula pela web desde o final de 2017 e voltou a se espalhar novamente em abril, após o julgamento do habeas corpus de Lula no STF, no dia 05 de abril de 2018.
Conclusão
A foto mostrando o quadro do ex-presidente Lula atrás das grades no Palácio do Planalto é uma montagem, uma brincadeira!