Crimes
Foto mostra Che Guevara atirando em mulheres indefesas! Será?
Será que a fotografia que mostra o líder da Revolução Cubana Che Guevara atirando em mulheres indefesas é verdadeira ou falsa?
A imagem que circula há tempos na web voltou a ser compartilhada com força nas redes sociais brasileiras na segunda quinzena de outubro de 2017 e mostra o que parece ser o guerrilheiro argentino Ernesto “Che” Guevara atirando em 4 mulheres desarmadas!
Na foto podemos ver o homem com sua inconfundível boina e apontando uma arma para duas mulheres indefesas. Na mesma imagem é possível ver outras duas mulheres caídas no chão…
Será que essa fotografia é mesmo de Che Guevara?
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou farsa?
A imagem que se tornou icônica do líder guerrilheiro Ernesto Guevara é essa abaixo, tirada em 1960, em Havana (Cuba):
Essa foto do argentino usando boina é, na verdade, um recorte de uma fotografia maior, conhecida como Guerrilheiro Heroico e feita pelo fotógrafo Alberto Korda durante um memorial dedicado às vítimas da explosão do La Coubre (no dia anterior, o navio belga La Coubre foi explodido e mais de 100 tripulantes morreram) .
Desde então, qualquer foto em preto e branco mostrando um barbudo de boina é associado ao guerrilheiro (que, convenhamos, não é nenhum santo).
Acontece que essa foto do assassinato de 4 mulheres nada tem a ver com o Che Guevara. Ele morreu em outubro de 1967 e essa fotografia faz parte do acervo da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional, um partido político socialista fundado em 1980, em El Salvador.
Como podemos ver nesse site (cuidado, algumas fotos são inapropriadas para se ver no trabalho) e também nesse site aqui (a quarta foto de baixo para cima), a cena faz parte da história de El Savador.
Mais sobre a Guerra Civil de El Salvador você pode encontrar no Wikipedia!
Conclusão
A foto mostrando um homem atirando em mulheres indefesas é de uma guerra civil iniciada anos depois da morte de Che Guevara e foi tirada em El Salvador!