Crimes
Foto mostra milhares de mortos em uma praia da Venezuela!
Notícia que circula na web afirma que milhares de corpos foram jogados em uma praia na Venezuela, mas será que isso é verdade?
A imagem apareceu na segunda quinzena de fevereiro de 2014 e mostra o que parece ser um monte de cadáveres nus, aparentemente jogados próximo ao mar. O texto que a acompanha afirma que os corpos (mais de 2.000) eram de opositores do governo que foram descartados em uma das praias na Venezuela pelo governo de Maduro.
A imagem é chocante, mas será real?
Verdadeiro ou falso?
A foto é real, mas não tem nada a ver com as manifestações ocorridas na Venezuela.
Uma rápida busca na no Google e descobrimos que essa imagem é, na verdade, de um fotógrafo polêmico chamado Spencer Tunick. Esse norte-americano ficou famoso por fazer suas fotos sempre com grandes aglomerados de pessoas sem roupa!
Nesse link podemos ver inúmeras de suas performances em várias partes do mundo (inclusive, tem fotos que ele produziu com peladões e peladonas aqui no Brasil) . Ah! Tem mais fotos aqui nesse outro link!
A imagem das pessoas deitadas nuas na praia foi feita em 2009 na praia de Montauk, em Long Island (Nova York – EUA) e contou com a colaboração de 300 voluntários.
Origem do boato
Esse boato surgiu como uma brincadeira no dia 17 de fevereiro no Tumblr humorístico Acorda Venezuela. Os criadores da página, os mesmos gênios criativos do Jornalismo Wando, reúnem diversas sátiras ao jornalismo que está cobrindo os acontecimentos da Venezuela.
Alguns blogs começaram a repassar a notícia (alguns sabendo que se tratava de uma piada e outros acreditando que aquilo era real) e, em pouco tempo, o boato se espalhou.
Conclusão
A foto é real, mas as pessoas na foto estavam apenas posando para o fotógrafo Spencer Tunick.
Com a colaboração do leitor e amigo do E-farsas Gleidson Caetano.