Fotos mostram a colisão entre dois aviões em pleno ar!
Sequencia de fotos mostram o exato momento em que dois aviões quase se chocam em pleno ar! Será verdade?
Na semana passada começamos a receber uma quantidade enorme de e-mails nos questionando sobre essa foto acima. Segundo contam os textos que a acompanha, os aviões chegaram a se tocar em pleno ar e um esperto e ágil fotógrafo conseguiu congelar o exato instante com sua câmera fotográfica.
Será que isso é verdadeiro ou falso?
Depois de algumas pesquisas e consultas com especialistas e fotógrafos descobrimos que a imagem é REAL! Isso mesmo… é real.
A cena aconteceu de verdade no dia 28 de janeiro de 2006 – às 3:00hs da madruga com os aviões da Japan Airlines e da DHL Global Delivery Service. E essa cena acontece todos os dias nos céus próximos aos aeroportos do mundo todo. Mas os aviões não chegam a se tocar! Na verdade, por uma medida de segurança, os aviões têm de suas distâncias rigorosamente controladas de maneira que eles fiquem distantes milhares de metros uns dos outros.
Segundo a empresa área DHL, os dois aviões pousaram no aeroporto de Heathrow sãos e salvos.
O cara que fez as imagens disse ao jornal Sunday Mirror que começou a fotografar os aviões depois de tê-los visto “em rota de colisão”.
Quem matou a charada da fotografia foi um porta-voz da DHL. O executivo afirmou que as imagens fotográficas podem ser “incrivelmente enganosas”. Ele afirmou ainda que não há a menor possibilidade de que um dos aviões tivesse saído de sua rota, o que significa que eles estavam separados por uma distância de pelo menos 4 km.
Abaixo veja mais algumas fotos dos aviões:
Por que na foto parece que os aviões estão tão perto?
Esse efeito é pura ilusão de ótica! Fotografar grandes objetos, no ar e sem nenhuma referencia (como montanhas, por exemplo) podem nos pregar algumas peças. Um exemplo fácil é a lua: quando é lua cheia e a vemos saindo detrás de uma montanha, temos a impressão de que ela é enorme, porém, quando essa mesma lua fica posicionada mais ao alto no céu, perdemos as montanhas que serviam de referencia e ela fica bem pequeninha!
Assim acontece com os aviões: não temos nenhuma referencia no céu a não ser os dois aviões. Também não temos como saber a que distância um está do outro e nem sabemos qual o tamanho de cada avião.
Além de tudo isso, um outro “truque” pode ser feito na hora de se bater a fotografia: dependendo da lente usada na máquina, pode-se obter vários efeitos.
Veja esses exemplos abaixo:
As quatro fotos a seguir foram tiradas no mesmo lugar e na mesma hora, a única diferença foram as lentes que foram
usadas: na primeira foto, foi usada uma lente de 17 milímetros enquanto que a última foto foi feita com uma lente de 100mm.
Note que a torre aparentou estar muito mais perto na última foto do que na primeira.
Fizemos um vídeo com o resumo dessa pesquisa, dá uma olhada aí embaixo:
Conclusão
A foto é real, mas é uma ilusão de ótica.