Fotos mostram reação grave na primeira cobaia humana a testar a vacina da Pfizer! Será?
Fotos mostram reação grave na primeira cobaia humana a testar a vacina da Pfizer! Será?
As fotos de um rapaz deitado em uma maca e tomado por veias escuras e grossas, como se estivesse virando uma árvore, se espalharam como sendo reação a uma vacina contra o coronavirus! Será verdade?
Essa colagem com 3 fotografias surgiu nas redes sociais e em grupos do WhatsApp na segunda quinzena de dezembro de 2020 e mostra o que teria acontecido com o primeiro humano a ter uma vacina contra o coronavirus testado em seu organismo! O homem aparece deitado em uma cama de hospital, com o corpo coberto por veias grossas e escuras e, de acordo com o texto que as acompanha, essas provas teriam sido escondidas pelo governo chinês, mas vazada por um médico deles.
Será que essas fotos são reais? Elas seriam mesmo uma prova de que as vacinas fazem mal ao ser humano?
Verdade ou mentira?
As imagens se espalharam sem nenhum dado a mais que nos ajudasse nas pesquisas. É o que geralmente acontece com postagens alarmistas como essa:
- não dá informações de quando ou onde as fotos foram tiradas;
- apela para o lado emocional do leitor;
- se aproveita do assunto do momento para conseguir engajamento;
- possui um tom conspiratório;
Como exemplo, relembramos aqui que essas mesmas fotos circularam em abril de 2020, com um texto em inglês afirmando que a exposição à rede 5G teria transformado um homem em uma árvore!
Na época, o autor dessa fake news se aproveitou do assunto “5G” estar em alta para espalhar desinformação sobre o tema.
Origem das imagens
Sem muita enrolação, vamos direto ao ponto principal: qual a origem dessas imagens?
Uma busca através da ferramenta online Tineye nos mostra que essas fotos foram tiradas de cenas da série dinamarquesa The Rain, que tem como enredo principal a jornada de dois irmãos em busca de segurança, depois que um vírus brutal aniquila a maior parte da população.
A cena em questão foi ao ar em “Keep It Together”, no 5º episódio da segunda temporada de The Rain. Abaixo, um trailer da segunda temporada:
Fotos roubadas de um artista
Em abril de 2020, quando essas imagens viralizaram pela primeira vez (sendo falsamente atribuídas à efeitos da exposição ao 5G), um dos responsáveis pela maquiagem dos atores da série explicou que, para gravar essa cena, o ator ficou com parte do seu corpo escondido na cama e que a maior parte inferior do seu corpo (que aparece na tela) é falsa.
O maquiador, que se chama Anders Lerche, também revelou que a gravação dessa cena levou vários dias e que foi um verdadeiro desafio.
Para termos certeza de que ele realmente havia trabalhado nessa série, consultamos o IMDB – site com um dos maiores bancos de dados sobre cinema do mundo e, sim, Anders Lerche foi um dos responsáveis pelas maquiagens do episódio Keep Together, de The Rain!
Em seu perfil do Instagram, descobrimos a origem dessa colagem de fotos que se espalhou agora, em dezembro de 2020. Lercher havia publicado essas imagens do resultado do seu trabalho, no dia 7 de junho de 2019, e alguém as roubou e espalhou em outro contexto:
Ver essa foto no Instagram
Abaixo, outra foto do making of da cena:
Ver essa foto no Instagram
Conclusão
As fotos mostrando um homem em uma maca e cheio de veias escuras, parecendo uma árvore, foram tiradas de uma cena da série dinamarquesa The Rain e nada tem a ver com “cobaias” que teriam experimentado uma vacina da Pfizer.