Connect with us

E-farsas

Funcionário do centro de apuração das eleições venezuelanas vazou a derrota de Maduro?

Conspirações

Funcionário do centro de apuração das eleições venezuelanas vazou a derrota de Maduro?

Funcionário do centro de apuração das eleições venezuelanas vazou a derrota de Maduro?

Selfie tirada por funcionário do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela teria deixado escapar que Nicolás Maduro perdeu as eleições presidenciais! Será verdade?

A imagem circula pelas redes sociais desde o final de julho de 2024 e nela podemos ver uma selfie com um grupo de funcionários em uma sala, com vários monitores pendurados. O que chama a atenção na foto são os gráficos que aparecem nos monitores e, de acordo com o texto que acompanha a imagem, esses dados vazados provariam que o presidente Nicolás Maduro teria perdido as eleições presidenciais em seu país!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Texto de uma das versões compartilhadas nas redes sociais: “Foto tirada por funcionário do centro de apuração das eleições venezuelanas mostra inadvertidamente nos monitores a derrota de Maduro nas eleições.” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

As eleições presidenciais realizadas na Venezuela foram realizadas no dia 28 de julho de 2024 e seu resultado, que deu a vitória ao atual presidente Nicolás Maduro, está sendo questionado por diversas entidades no mundo todo. A oposição acusa o mandatário venezuelano de fraude e exige a apresentação das atas de votação, documento com o resumo dos votos de cada uma das zonas eleitorais daquele país.

Em meio a toda essa polêmica, a foto de um homem em uma sala cheia de monitores e com um grupo de pessoas uniformizadas se espalhou como uma suposta prova de que Maduro teria perdido as eleições. No entanto, não é possível identificar quais são os dados mostrados nos monitores.   

Depois de algumas buscas, chegamos ao autor da selfie. Trata-se de Rubén Flores, Chefe da estatal Mercado Alimentar SA (Mercal) em Araugua (Venezuela).

Rubén havia publicado a foto em seus stories no Instagram no dia 29 de julho de 2024, conforme capturado pelo perfil Cazadores de Fake News no Twitter:

Como podemos ver nas suas redes sociais, Rubén afirma ser Chefe da Mercal e não funcionário do Conselho Eleitoral como foi espalhado:

Esse conteúdo foi investigado e igualmente desmentido por várias agências de checagem latinas, como o Chequeado, o Efecto Cocuyo, a Colombia Check, entre outras.      

O Mercado de Alimentos SA (Mercal) é um programa social mantido pelo governo venezuelano desde 2003 e é destinado ao setor de alimentos. O Mercal foi criado com o objetivo de equipar lojas e supermercados com alimentos e outros produtos básicos a preços baixos para torná-los acessíveis aos mais necessitados.

Note o logotipo da Mercal na bandeira, no fundo da sala:

Conclusão

Não é verdade que um funcionário do centro de apuração das eleições venezuelanas deixou escapar em uma foto que Nicolás Maduro teria perdido as eleições! A foto foi tirada pelo chefe da estatal Mercal!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top