Natureza
Furacão pode atingir o Brasil ainda esta semana! Será?
Notícia que circula pelas redes sociais alerta sobre o risco da chegada de um furacão no Brasil no final dessa semana assusta internautas, mas será que essa história é real?
O alerta apareceu em diversos blogs e sites e também nas redes sociais na segunda quinzena de novembro de 2013. De acordo com texto, meteorologistas estariam avisando a todos que um furacão mais forte do que o Katrina (que devastou os EUA em 2005) irá atingir o Brasil no próximo final de semana e seus efeitos serão devastadores!
Mas será que isso é verdade ou farsa?
Verdade ou farsa?
É farsa!
O texto possui algumas das muitas características que denunciam um bom boato eletrônico e que já mostramos aqui no E-farsas:
- Não é datado
- Cita nomes de instituições (que existem ou não)
- Cita nomes de pessoas com cargos importantes (que existem ou não)
- Trata de um assunto que chame a atenção de muita gente
Notícia não datada
Conforme já mencionamos diversas vezes, a maioria dos hoaxes que rondam a internet não é datada. Dessa forma, quem ler o texto pela primeira vez pode achar que a notícia é recente e o texto pode voltar a aparecer sempre na web.
No caso, o alerta diz que o furacão atingirá o Brasil “ainda essa semana”, mas o texto apareceu no dia 21 de novembro de 2013 e, até agora, nem sinal do tal fenômeno.
Cita nomes de instituições
O texto também cita como fonte um instituto chamado IMBRAIM (Instituto de Meteorologista Brasileiro Associado Internamente). Nem é preciso dizer que não encontramos o tal órgão em uma busca no Google porque, é claro, ele não existe.
Tanto o Instituto quanto o “capitão de emergências do IMBRAIM” foram colocados no texto apenas para dar mais credibilidade ao artigo.
Assunto que chama atenção
A possibilidade de um furacão atingir o Brasil pode ser motivo para que muitas pessoas acessem e repassem a noticia. Só para termos uma noção, a publicação original do artigo teve mais 35 mil curtidas!
No entanto, as chances de sermos “visitados” por furacões aqui no Brasil são mínimas. A notícia foi desmentida por vários órgãos como o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais de Hidrometeorologia de Santa Catarina):
A história também desmentida pela A meteorologista Josélia Pegorim, no site ClimaTempo, como podemos ver no vídeo abaixo:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/-XJBF2C_1TI” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Origens
Como você deve ter visto no vídeo acima, quem inventou essa notícia foi o site humorístico Jornal VDD no dia 21 de novembro de 2013. No rodapé do site há o seguinte aviso que deixa bem claro que não se pode levar a sério nada do que é publicado lá:
“Não acredite em tudo que você lê por ai. Este é um site de humor que publica notícias que deveriam ser verdade, ou não.”
A partir dessa publicação no Jornal VDD, vários blogs e sites passaram a reproduzir a matéria, alguns achando que a notícia era real. Daí, o boato se espalhou na web.
A foto usada na manchete
Uma imagem vale mais do que mil palavras e os autores tinham que colocar uma foto que causasse impacto no leitor. Pois bem, a foto de um furacão usada para ilustrar a matéria é, na verdade, de um tornado que atingiu um região do Texas, nos Estados Unidos:
Conclusão
Notícia falsa! O texto é mais uma invenção de um site de humor.