Demoníaco
Gaiolas de ferro em túmulos antigos contra ataque zumbi!
Imagens que circulam pela web mostram gaiolas de ferro instaladas em túmulos, na era Vitoriana, para evitar ataques de zumbis e vampiros. Será verdade?
As fotos surgiram primeiramente acompanhadas de textos em inglês em maio de 2013 e logo apareceram versões em espanhol e em português. A maioria dos textos diz que essas gaiolas teriam sido muito usadas na era vitoriana, quando muita gente acreditava (segundo o texto) que zumbis e vampiros existiam mesmo!
A gaiola de ferro, de acordo com o texto, era usada para reter os mortos-vivos (no caso desses seres voltarem da morte para atacar).
Uma das imagens que se espalhou por aí é essa:
Verdadeiro ou falso?
A imagem é real, mas a finalidade do aparelho era outra.
De acordo com o jornal Examiner, essas gaiolas, conhecidas como mortsafes eram instaladas sobre os túmulos para evitar que os corpos ali enterrados fossem roubados!
Criada em 1816, a armação de ferro foi uma das soluções projetadas para proteger túmulos contra o intenso aumento na quantidade de roubos de cadáveres que eram usados posteriormente pelos alunos das escolas de anatomia na Escócia.
Na época, os alunos só tinham acesso a corpos que eram fornecidos pelo governo, geralmente de criminosos executados. De olho nessa necessidade, várias quadrilhas se especializaram em invadir silenciosamente os cemitérios, na calada da noite, para retirar corpos de recém-falecidos de seus caixões para vendê-los às escolas de medicina.
A prática de roubo de cadáveres teve fim com a introdução da Lei de Anatomia, em 1832, que garantiu uma oferta maior de corpos para fins de estudos. Passaram a ser usados nos cursos de anatomia corpos de criminosos executados e outros às margens da sociedade, principalmente os loucos, as prostitutas, vítimas de suicídio e órfãos.
Mais um dado a ser acrescentado a essa pesquisa, sabe-se que o mito do zumbi como conhecemos hoje só surgiu muito tempo depois, já no século 20, vindo de crenças da África e Haiti.
Conclusão
As gaiolas existiram mesmo, mas eram usadas para evitar que os cadáveres fossem roubados!