Animais
Gato quase morre por causa de dieta vegana!
Recorte de jornal mostra, em inglês, um gatinho que quase morreu depois que seus donos o forçaram a fazer uma dieta vegana! Será verdade?
A imagem apareceu nas redes sociais na primeira semana de junho de 2014 e nela podemos ver um simpático gatinho e um texto (em inglês) dizendo que o bichano quase morreu depois de passar um tempo se alimentando apenas com uma dieta vegetariana, imposta pelos seus donos.
Ainda, de acordo com a notícia, o gato teria sido salvo por uma veterinária, que medicou o “quase morto” felino e o fez se alimentar com carne.
Será que isso é verdade?
Verdadeiro ou falso?
O caso é real e aconteceu no mês de julho de 2013, em Melbourne (Austrália). De acordo com o jornal australiano Daily Telegraph, Roger – gatinho de estimação de um casal vegetariano – deu entrada no Hospital Veterinário Leanne Pinfold com a aparência muito frágil e chegou a desmaiar nas mãos da veterinária Lort Smith.
Ao questionar os donos, a veterinária descobriu que o casal forçava o animal (que é carnívoro) a viver com uma alimentação estritamente vegetariana. O bichano estava quase morrendo porque só se alimentava de batatas, leite de arroz e massas!
A doutora, então, medicou o pequeno Roger e o fez comer um pouco de carne. Após 3 dias de tratamento e observações no hospital, o bichano teve alta sob a promessa de que seus donos iriam passar a alimentá-lo corretamente.
A doutora Smith disse ao jornal que privar animais de estimação carnívoros de comer carne pode causar sérios problemas aos bichinhos levando-os até à morte!
Gato vegetariano: É possível?
A ideia de estender a dieta vegetariana dos donos aos seus gatos parece ser uma ideia corriqueira entre os adeptos desse modo de vida. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao tentar mudar um comportamento nato dos felinos. Esses bichos são carnívoros e necessitam, dentre vários componentes, da taurina, um aminoácido presente na carne ingerida. Além disso, os gatos precisam de proteínas e vitaminas que existem em abundância na carne.
Em entrevista à Revista Pulo do Gato, o médico veterinário Walter de Albuquerque afirma que é possível adaptar a alimentação felina para que o bichano viva bem sendo vegetariano, mas que é preciso que a dieta seja balanceada e complementada com complexos vitamínicos e sais minerais.
Já, essa matéria publicada no site Link Animal, do portal IG, Mariana Bartolomei explica uma dieta pobre em proteína e gordura animal pode causar cegueira e surdez nos felinos!
Ouça um resumo desse artigo!
No dia 21 de junho de 2014, Gilmar Lopes falou sobre isso no quadro “Verdadeiro ou Farsa”, no “Você é Curioso” da Rádio Bandeirantes!
Para ouvir clique abaixo:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/Vx6AaspGnwg” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Conclusão
A notícia é real! Um gato não pode viver sem carne a menos que seja acompanhado de profissionais que ajudem a complementar a falta de nutrientes que uma dieta vegetariana pode causar. Todo cuidado é pouco!