Gleisi Hoffmann foi agredida em seu camarote durante micareta em Fortaleza?
Será que a mulher agredida em vídeo com latinhas de cerveja em um camarote durante carnaval fora de época em Fortaleza é a deputada federal Gleisi Hoffmann?
O vídeo tem menos de um minuto de duração e surgiu no final de julho de 2019 nas redes sociais e em grupos do WhatsApp. Nele podemos ver uma mulher em um camarote, sendo atingida por lixo, e a agressão, segundo o texto que acompanha as imagens, teria ocorrido no final de semana durante a comemoração de uma micareta em Fortaleza (CE), em 2019.
O texto ainda afirma que a mulher é a deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann!
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
Apesar da pouca qualidade do vídeo, podemos verificar que o rosto da mulher é ligeiramente diferente do da deputada federal. Além disso, a cor do cabelo delas é diferente:
Outro detalhe é que as pessoas que estavam jogando objetos contra a mulher estavam gritando ofensas contra o presidente Jair Bolsonaro e ela aparece defendendo o político (algo que Gleisi Hoffmann não faria). O jornal O Povo Online publicou em seu perfil no Instragram alguns dos momentos onde os foliões/manifestantes gritavam palavras de ordem contra o presidente enquanto arremessavam latinhas de cerveja contra os ocupantes dos camarotes (o vídeo abaixo foi publicado no dia 29/07/2019):
E, para que não restem dúvidas, a principal prova de que a mulher do vídeo não é mesmo a deputada federal Gleisi Hoffmann é que ela esteve em Curitiba desde o dia 25 de julho de 2019 e no dia 27, Hoffmann participou de agenda realizada pelo site Brasil 247, como podemos ver em seu perfil no Instagram:
Em nota publicada no perfil da deputada no Facebook, a assessoria de imprensa de Gleisi afirmou que a deputada federal Gleisi Hoffmann não esteve em Fortaleza no fim de semana.
“Ela esteve em Curitiba desde a quinta-feira (25) e retornou a Brasília no domingo (28). No sábado (27), na capital do Paraná, a deputada participou de agenda realizada pelo site Brasil 247, conforme foto publicada no Instagram.”
Conclusão
A mulher que aparece em vídeo sendo agredida por foliões na festa de carnaval fora de época em Fortaleza não é a deputada federal Gleisi Hoffmann. Os manifestantes estão gritando frases de efeito contra Jair Bolsonaro e agridem a mulher por estar defendendo o presidente!