Gleisi Hoffmann pediu ajuda a terroristas islâmicos para libertar Lula?
É verdade que a presidente do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann enviou um vídeo à Al-Qaeda pedindo apoio aos terroristas para libertar o ex-presidente Lula?
No dia 18 de abril de 2018, um vídeo com legendas em árabe e com a imagem da senadora Gleisi Hoffmann se espalhou nas redes sociais. No vídeo em questão, a parlamentar se dirige ao mundo árabe para falar sobre a prisão do ex-presidente Lula.
Após a disseminação do vídeo, acusações de atentado à Soberania Nacional caíram sobre Hoffmann. Várias publicações acusaram a presidente do PT de incitar o terrorismo no Brasil com a ajuda de grupos terroristas da Al-Qaeda.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
No dia 18 de abril de 2018, foi ao ar pela TV Al Jazeera, no Catar, um vídeo gravado pela senadora Gleisi Hoffmann chamando a atenção do mundo árabe para a prisão (segundo ela) arbitrária e sem provas do ex-presidente Lula. Hoffmann afirma no vídeo que Lula é um preso político:
“Me dirijo ao mundo árabe, através da Al Jazeera, para denunciar que o ex-presidente Lula é um preso político em nosso país[…] Lula foi condenado por juízes parciais num processo ilegal. Não há nenhuma prova de culpa, apenas acusações falsas”, diz a senadora em um trecho do vídeo!
No vídeo original, a parlamentar trabalha com o mesmo discurso usado pelo Partido dos Trabalhadores e aliados, que diz que Lula teria sido condenado por juízes parciais com a “ajudinha” da mídia demoníaca (e também dos Estados Unidos).
Antes de prosseguirmos, temos que explicar alguns pontos:
- Não estamos analisando aqui se o Lula é culpado ou não;
- Não estamos apoiando e nem “desapoiando” o ato;
- Em momento algum a parlamentar convoca os terroristas, a Al-Qaeda ou fala de invasão;
- O vídeo não foi enviado em segredo à TV Al-Jazeera;
Por uma questão de justiça, vamos explicar aqui que nem tudo são flores. Na verdade, Gleisi mistura dados incorretos com dados reais em sua narrativa, como você pode conferir a seguir:
Lula foi o único a visitar o Oriente Médio?
Em um trecho do vídeo, Gleisi Hoffmann afirma que o ex-presidente Lula teria sido o único presidente brasileiro a visitar o Oriente Médio. No entanto, ele não foi o único! Diferente do que afirmou a senadora, a ex-presidente Dilma Rousseff também fez visitas oficiais a países dessa região.
O Brasil foi um dos 3 países não árabes convidado para a Conferência de Annapolis em 2007?
Em novembro de 2007, os Estados Unidos receberam a comunidade internacional para discutir os acordos de paz entre Israel e a Palestina na chamada Conferência de Annapolis. Como você pode conferir aqui, além do Brasil, foram também convidados o México, a Noruega, o Canadá, a Espanha, a Itália e outros países não árabes para a reunião.
Fake News
Mesmo a senadora não citando grupos terroristas em nenhum trecho do vídeo, várias publicações começaram a se espalhar nas redes sociais afirmando que a senadora estaria cometendo um atentado à Soberania Nacional ao incitar o terrorismo islâmico no Brasil.
Uma das maiores disseminadoras dessa fake news foi a página Bia Kicis, que postou uma versão editada do vídeo dando a entender que a presidente do PT estaria pedindo “ajuda a terroristas” para tirar o Lula da cadeia:
No momento da nossa publicação no E-farsas, a postagem da página Bia Kicis já tinha sido visto mais de meio milhão de vezes e sido compartilhada mais de 30 mil vezes!
A partir desse vídeo publicado na citada página, outros sites especializados em disseminar notícias falsas começaram a espalhar que Gleisi Hoffmann estaria incitando o terrorismo!
O vídeo original pode ser visto na íntegra na página oficial da senadora Gleisi Hoffmann no Facebook:
Gleisi manda recado sobre a situação de Lula para o mundo árabe pela TV Al Jazeera
Recado para o mundo árabe pela TV Al Jazeera sobre a situação de Lula como preso político! #LulaLivre
Posted by Gleisi Hoffmann on Tuesday, April 17, 2018
O simples fato da parlamentar publicar o vídeo em sua página, um dia antes, acaba com a teoria de que ela teria “traído seu país” e tramado com terroristas islâmicos em segredo!
Não encontramos nenhuma notícia relacionada a esse vídeo no site da TV Al Jazeera. A verdade é que, conforme informado por nossos leitores, o discurso de Gleisi Hoffmann foi veiculado apenas no canal Al Jazeera Mubasher. Uma plataforma de vídeos aberto onde qualquer um pode publicar o que quiser!
De acordo com o Estadão, a Procuradoria-Geral da República instaurou procedimento preliminar para analisar a possibilidade de abrir inquérito sobre o vídeo gravado pela presidente do PT.
Conclusão
Ser árabe não significa ser terrorista! Ser islâmico não significa ser terrorista. A senadora dirige seu vídeo ao mundo árabe, mas não fala sobre terroristas em momento algum!