Gleisi Hoffmann sugeriu faixa com a frase “Residência Livre de Armas”?
É verdade que a deputada federal Gleisi Hoffmann publicou em seu perfil no Twitter um texto pedindo que as pessoas coloquem faixas avisando que suas casas estão livres de armas?
A publicação surgiu no final da primeira quinzena de janeiro de 2019 no Twitter e rapidamente se espalhou através de outras redes sociais. De acordo com o texto que teria sido publicado pela deputada federal Gleisi Hoffmann, os brasileiros contrários à assinatura do decreto que flexibiliza a posse de armas deveriam colocar uma faixa bem grande em suas casa com os dizeres: “Residência livre de armas”.
A mensagem foi retuitada por vários usuários do Twitter, como @CorrupcaoMemes (alcançando mais de 4,4 mil curtidas) e também se espalhou no Facebook, onde ganhou milhares de compartilhamentos.
Será que essa publicação foi feita mesmo pela deputada?
Verdade ou mentira?
Fizemos uma busca no perfil oficial da deputada no Facebook a respeito dessa faixa e não encontramos nada.
No perfil oficial da política no Twitter, Gleisi fez apenas duas publicações sobre o decreto assinado por Jair Bolsonaro em relação posse de armas. As duas no dia 15 de janeiro de 2019:
https://twitter.com/gleisi/status/1085240533000302592
E essa aqui:
https://twitter.com/gleisi/status/1085237436219838465
Além disso, a imagem que circulou com a frase atribuída à petista contém alguns pequenos erros que denunciam a montagem, como essas duas aqui:
Outro detalhe é que a imagem da casa usada na montagem é de um fato ocorrido em novembro de 2017, na cidade alagoana de Batalha. Na imagem original, os muros da casa são verdes e a faixa tem os dizeres “Queremos Justiça”:
A faixa foi colocada pelos familiares de Neguinho Boiadeiro, como era conhecido o vereador Adelmo Rodrigues de Melo, que foi executado a tiros aos 61 anos de idade. A família cobrava a elucidação do assassinato que ocorreu de dia, logo após o político deixar a Câmara dos Vereadores. Na ocasião, já havia se passado mais de 20 dias do crime e ninguém ainda tinha sido preso!
Somente em fevereiro do ano seguinte é que a Polícia Civil prendeu o vereador batalhense Alex Sandro Rocha Pinto e mais dois outros homens pelo assassinato do vereador Adelmo Rodrigues de Melo.
Conclusão
Gleisi Hoffmann não propôs que as famílias que forem contra o decreto de flexibilização de posse de armas coloquem faixas com os dizeres “Residência Livre de Armas”. Trata-se de uma montagem feita em nome da deputada petista!