Construções
Google Street View flagra um fantasma na janela de uma casa abandonada!
Serviço de mapas do Google teria fotografado o que parece ser um fantasma em uma janela de uma casa abandonada, em Ohio, nos Estados Unidos! Será verdade?
A foto apareceu na internet no final de julho de 2014 e deixou muita gente intrigada! De acordo com o texto que acompanha a imagem, o serviço de mapas do Google teria flagrado um vulto de um fantasma de uma mulher em uma das janelas de uma casa abandonada há muito tempo, na cidade de Mansfield, em Ohio (EUA).
O bairro, de acordo com a notícia publicada em diversos sites, serviu de morada para as famílias dos operários que trabalharam na construção da Prisão Estadual de Ohio, nos anos 1880 e hoje estão abandonadas!
Será que isso é verdade?
Verdadeiro ou falso?
A imagem existe mesmo e foi “flagrada” pelo Google Street View em 2012, mas só agora alguém percebeu o estranho vulto na janela da casa abandonada e espalhou a história na web!
Antigamente, as 10 casas localizadas na Annadale Avenue serviram como moradia para as famílias dos construtores da Penitenciaria Estadual de Ohio, mas – depois da desativação do presídio em 1990 – elas foram todas abandonadas.
Patrimônio da cidade
De acordo com o Examiner, a área vem sendo mantida pelo moradores locais e as associações vem tentando levantar fundos para a restauração da penitenciaria, que acumula muitas lendas. Durante o período em que o presídio funcionou, mais de 200 presos morreram lá dentro e até hoje muitos moradores juram de pé junto que o prédio abandonado é habitado por fantasmas!
Mas… E aí?
Bom, a foto é real e há muitas histórias de fantasmas no local, mas isso não prova que exista mesmo seres paranormais na Annadale Avenue.
O que houve nesse caso foi apenas uma ilusão causada pelas sombras e luzes no momento da foto! Basta ampliarmos um pouco a imagem no próprio site do Street View para notar que não há nada de fantasmagórico naquela janela.
Pareidolia
O fato do vulto se parecer com um rosto se deve a um fenômeno chamado Pareidolia.
Já falamos aqui no E-farsas a respeito desse fenômeno que nada mais é do que o nosso cérebro tentando achar padrões em imagens aleatórias. Como fomos programados a reconhecer rostos humanos, qualquer desenho, sombra ou relevo que possui semelhanças com um rosto logo é percebido por nós.
No vídeo abaixo, explicamos um pouco como a pareidolia funciona no nosso cérebro:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/14EmWbRV2ik” frameborder=”0″ allowfullscree]
De qualquer maneira, a notícia do fantasma encontrado pelo Google chamou a atenção do público para o bairro e de acordo com a escritora Dana Mathews, moradora de Ohio, parece que agora o prédio será finalmente restaurado e isso ajudará a alavancar o turismo local!
Conclusão
A foto existe mesmo, mas não trata-se de um fantasma! Foi apenas uma imagem formada pelas sombras e pela luz.
Sugestão do leitor Rubens Pazza, através do nosso Twitter!