Falso
Greta Thunberg disse para os chineses pararem de fazer hashi com árvores de desmatamento?
É verdade que a ativista ambiental sueca Greta Thunberg disse para os chineses pararem de derrubar árvores para fazer pauzinhos, mas foi avisada que o hashi é feito de bambu?
O texto ganhou força em compartilhamentos nas redes sociais e em grupos do WhatsApp no final de abril de 2021 e narra uma saia justa pela qual a ativista ambiental Greta Thunberg teria passado em um encontro com chineses. Segundo o que diz no texto, Greta teria pedido aos chineses que parassem de derrubar árvores para fazer hashi (os pauzinhos usados como talher por orientais e asiáticos), mas teve uma resposta não muito elegante, pois os chineses teriam a aconselhado a voltar para a escola para aprender que os hashis são feitos de bambu.
Além disso, completa o texto, a adolescente teria passado uma vergonha ainda maior quando os chineses a aconselharam a não usar papel higiênico, visto que ele é feito de madeira!
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
O hashi é usado como talher em uma tradição milenar entre os povos do Extremo Oriente, como a China, o Japão, o Vietnã e a Coreia. Apesar de ser popular a versão feita com bambu, o hashi também pode ser de madeira, marfim ou metal, e de plástico mais recentemente.
Sobre o papel higiênico, curiosamente, ele também surgiu na China. O primeiro uso de papel higiênico na história humana data do século VI, na China medieval, quando no ano de 589 o funcionário público Yan Zhitui escreveu sobre o uso desse importante item de limpeza corporal.
O papel higiênico brasileiro é feito com papel reciclado ou com a polpa da madeira sustentável de eucalipto, como mostra o vídeo abaixo:
Greta Thunberg disse isso?
Procurando por publicações em outros idiomas sobre o assunto, descobrimos que essa história envolvendo o tal pedido da adolescente aos chineses circula desde janeiro de 2020, quando uma postagem sobre o suposto discurso da ativista surgiu no Twitter, sem nenhuma fonte, e em inglês:
Greta said don’t use chopsticks. Cuz it is symbol of environmental destruction. #GretaThunberg you acclaim panda to stop biting bamboo. I think you should shut up. Cuz you waste oxygen and made smelly CO2 emission. pic.twitter.com/w99UYRn3Cr
— 郑明哲 (@Geoloong) January 15, 2020
Alguns meses depois, em abril de 2020, a agência de checagem norueguesa Faktisk tentou localizar provas de que Greta Thunberg disse algo relacionado a hashis e desmatamento e não encontrou nada sobre isso ter acontecido.
Outra agência, só que da Dinamarca, também tentou rastrear a origem e provas da veracidade dessa história, mas também não encontrou nada…
Em resposta à agência Reuters, a assessoria de imprensa da menina negou que ela tenha feito tal afirmação a respeito dos hashis.
Antes de finalizar, gostaríamos de deixar essa matéria de 2013 do jornal norte-americano Washington Post que levantou na ocasião que cerca de 80 bilhões de palitos descartáveis eram produzidos anualmente na China. Isso, segundo o jornal, fazia com que cerca de 20 milhões de árvores fossem cortadas por ano, “destruindo florestas” para alimentar a tradição, afirmava o texto.
De acordo com essa matéria de 2013 do jornal Epoch Times, as próprias autoridades chinesas tem consciência disso. Tanto é que eles já haviam aumentado em 5% os impostos para esses utensílios, em 2006, e em 2008, várias celebridades chinesas fizeram uma campanha para que o povo parasse de usar o tal hashi.
É… talvez, se a Greta tivesse mesmo pedido para os chineses pararem de comer com hashi para preservar o meio ambiente, não estaria de todo errada…
Conclusão
Não há provas de que a ativista ambiental Greta Thunberg tenha pedido aos chineses que parassem de comer de “palitinho” para acabar com o desmatamento! Notícia falsa!