Greta Thunberg é financiada por George Soros?
Texto compartilhado nas redes sociais afirma que a ativista sueca Greta Thunberg é financiada pelo magnata George Soros! Será verdade?
No final de setembro de 2019, após a adolescente sueca Greta Thunberg discursar na ONU a respeito das mudanças climáticas que estão ocorrendo no mundo, vários rumores contra a garota começaram a se espalhar através das redes sociais.
Uma delas afirma que Greta seria, na verdade, uma agente financiada pelo empresário George Soros para atender aos interesses globalistas da Esquerda.
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
George Soros é um húngaro-americano que mantém, além de diversos investimentos em empresas e negócios nos Estados Unidos, uma instituição filantrópica chamada Open Society Foundation. No site da entidade há uma relação de todos os projetos e pessoas que são financiadas pela ONG e, como podemos ver nesse link, o nome Greta Thunberg não aparece em nenhuma busca.
Também não encontramos nem o nome da ativista e tampouco o nome da Fridays For Future – uma das ONGs que estão financiando as viagens da ativista pelo mundo – dentre os beneficiados pela instituição fundada por Soros.
Como quem está acusando o envolvimento de Greta Thunberg com George Soros não apresentou nenhuma prova (e cabe ao acusador o ônus da prova), estamos aguardando os links com as provas aqui nos comentários.
Nessa reportagem da Daily Dot, podemos ver que o discurso da ativista não agradou muito aos conservadores, o que iniciou uma série de notícias inverídicas contra a menina.
Luisa Neubauer
Alguns sites e blogs chegaram à conclusão de que a jovem Greta esteja sendo manipulada por George Soros simplesmente pelo fato da garota aparecer em fotos ao lado da alemã Luisa Neubauer. Segundo o boato, a ativista alemã líder da Fridays For Future seria a mentora de Greta que teria recebido financiamento de George Soros para manipular a adolescente sueca.
Acontece que, como podemos ver em reportagens como essa da Woman Post, Luisa é conhecida como a “Greta Alemã” pela inspiração que teve na colega sueca. Logo de cara, percebemos que Luisa não é mentora de Greta e, sim, a Greta é que é uma inspiração para ela. Além disso, a única “prova” da ligação entre as duas são as fotos em que ambas aparecem juntas em alguns eventos, o que não quer dizer muita coisa.
A ONG ONE – que foi criada pelo vocalista Bono Vox, da banda U2 e agrupa 11 ONGs humanitárias – não esconde (e até deixa bem claro) que recebeu doações da Open Society Foundation de cerca de US$ 25 mil desde 2017 (cá entre nós, um valor muito baixo para sustentar uma teoria como essa). Só que essa não foi a única entidade que contribuiu com a ONE. Empresas como a Coca-cola e entidades com a Bill and Melinda Gates Foundation também já fizeram doações para a ONE.
Quanto à Fridays For Future, boatos insinuando que esse movimento seria movido por “figuras ocultas” circulam até hoje. O ministro belga Joke Schauvliege pediu demissão após afirmar que “órgãos de inteligência do País” teriam comprovado que a Fridays For Future sobrevivia de “doações ilícitas” e os tais órgãos negaram a informação.
Vítima de fake news
Essa não foi a primeira fake news envolvendo a adolescente sueca. Na última semana de setembro de 2019, desmentimos aqui no E-farsas uma fotomontagem que “provava” que Greta Thunberg seria neta de George Soros:
Conclusão
Não há provas de que Greta Thunberg seja financiada por George Soros e tampouco que ela esteja sendo paga por “globalistas” para discursar em favor do meio ambiente!