Morte
Homem morre após jejuar 40 dias no deserto igual a Jesus!
Será verdade que um homem morreu no deserto após tentar imitar Jesus, ficando 40 dias sem comer ou beber?
A notícia apareceu no Brasil no final da primeira quinzena de agosto de 2015. De acordo com a reportagem, um senhor de 73 anos de idade decidiu imitar Jesus, ficando em jejum por 40 dias. Khulu Reinfirst Manyuka viva em Zimbabwe (África Austral) e decidiu fazer uma peregrinação pelo deserto da mesma maneira que Jesus Cristo teria feito na Bíblia, fazendo jejum e orando por 40 dias.
O corpo do homem teria sido encontrado um mês depois por um desconhecido, que teria informado à polícia, e o homem – segundo o que informou a reportagem – apesar da idade, tinha uma saúde de ferro! Sua tentativa de jejuar por tanto tempo parece ter sido a causa de sua morte!
Alguns sites e blogs que publicaram a matéria usaram a foto abaixo, mas será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
A notícia se parece muito com outra que já havíamos pesquisado aqui no E-farsas em janeiro de 2014. Na ocasião, falamos sobre a história falsa de um pastor que teria morrido afogado depois de tentar caminhar sobre a água (como Jesus teria feito). Em 2015, o boato de um homem que teria morrido depois de tentar imitar o jejum de Jesus surge na web e a forma como ele se espalha é semelhante.
O site que ajudou a espalhar a notícia em inglês foi o Christian Post, em uma postagem do dia 13 de agosto de 2015. O site, que é voltado para o público cristão, não trouxe nenhum prova do que foi noticiado, pois se baseou em um artigo do site South Africa at News do dia 12 do mesmo mês. A maioria dos sites que publicaram a notícia bebeu dessa mesma fonte.
A matéria do South Africa at News não é assinada e trata do assunto de forma anedótica, com dados vagos e sem apresentar nenhuma prova da veracidade da reportagem.
- Será que o homem morreu mesmo por estar tentando jejuar por tanto tempo?
- Qual foi a causa da morte de Khulu Reinfirst Manyuka?
- Existiu mesmo um senhor chamado Khulu Reinfirst Manyuka?
- Onde o fato teria ocorrido?
- Em qual cidade o homem vivia?
Essas e outras perguntas ficaram sem resposta, pois o artigo original não explica. Além disso, nenhuma das principais agências de notícias escreveu uma linha sequer sobre o ocorrido.
A foto do homem morto
A foto que ilustra a matéria não tem nada a ver com a notícia do senhor que teria morrido de fome ao tentar imitar o jejum de Jesus. Na verdade, a imagem é de 2005 e mostra um imigrante no meio do deserto do Saara, descansando. Na ocasião, agências de notícias explicaram que muitos nigerianos morreram de sede após o veículo que os levava até Argélia quebrou, no meio do deserto do Saara.
Como a matéria do South Africa at News não possui nenhuma foto, outros sites tiveram que encontrar uma fotografia para ilustrar a “notícia” e acabaram colocando essa imagem que nada tem a ver com a publicação original!
Atualização 19/08/2015
Como bem observou o atento leitor Renato Santos, mais um detalhe que denuncia a farsa é que Zimbabwe fica na África Austral, diferente do que foi afirmado por diversos sites que apenas copiaram a notícia!
Conclusão
É possível que muitas pessoas já tenham morrido ao tentar jejuar por tantos dias, mas nesse caso não há nenhuma prova de isso tenha ocorrido.
Sugestão do leitor @Humamad, através do nosso Twitter!