Acidentes
Imagem mostra helicóptero do presidente do Irã em chamas, antes da queda! Será verdade?
Foto seria a comprovação de que o acidente fatal com helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi teria sido causado por armas a laser! Será?
A imagem de um helicóptero em chamas começou a ser compartilhado nas redes sociais em grupos de WhatsApp no dia 20 de maio de 2024, pouco depois da confirmação da morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, após a queda do helicóptero que o transportava juntamente com outros 8 tripulantes. O texto que acompanha a foto afirma que a aeronave teria sido abatida por DEW (sigla de “Direct Energy Weapon”, ou “arma de energia dirigida”, em tradução livre).
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
A foto é falsa!
No dia 19 de maio de 2024, o helicóptero em que estava o presidente desapareceu enquanto sobrevoava uma região montanhosa do Irã. O mau tempo pode ter sido o causador da queda da aeronave que transportava mais outros 8 passageiros. As equipes de resgate só conseguiram encontrar os destroços do helicóptero horas depois do acidente fatal!
Até a publicação dessa checagem, não havia imagens do momento da queda e, mesmo que houvesse, as péssimas condições meteorológicas impediriam uma visão tão perfeita do helicóptero como a que foi compartilhada.
Origem
Através de busca reversa da foto do helicóptero em chamas, encontramos a imagem usada na fotomontagem. Trata-se de uma montagem vendida no banco de imagens iStock pelo usuário Giocalde, desde 2015.
Compare a imagem original com a montagem:
Quanto à montagem do helicóptero em chamas, que está à venda no banco de imagens, ela foi feita em cima de uma foto real de um helicóptero pelo mesmo autor, como podemos ver abaixo:
Conclusão
A foto que mostra um helicóptero em chamas é uma montagem e não tem nenhuma relação com armas a laser ou de “energia dirigida”!