Jair Bolsonaro cancelou o Dia das Bruxas e criou o Dia do Evangelho?
É verdade que o presidente Jair Bolsonaro cancelou o Dia das Bruxas e transformou o dia 31 de outubro o Dia do Evangelho?
A notícia surgiu em grupos do WhatsApp no final de outubro de 2019 e parabeniza a atitude do presidente Jair Bolsonaro de cancelar do Dia das Bruxas e de assinar a Lei 13.246 instituindo que o dia 31/10 passe a ser o Dia do Evangelho.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Em primeiro lugar, não existe uma lei brasileira instituindo o Dia das Bruxas. Desde 2003, o dia 31 de outubro é comemorado o Dia do Saci, de acordo com a Lei Federal 2.479. O site Toda Matéria explica que:
“A data foi criada em 2003, com o intuito de resgatar e valorizar o folclore do nosso país, promover a cultura nacional e as tradições brasileiras.”
Quanto ao Dia do Evangelho, ele existe mesmo e foi instituído pela Lei 13.246. A questão é que ela não foi assinada por Jair Bolsonaro, mas por Dilma Rousseff em 2016.
O texto da Lei provém de um projeto de lei de 2003 do então deputado federal Neucimar Fraga, que explicou na ocasião que a data não foi escolhida para se tornar uma oposição ao Halloween norte-americano, mas sua intenção foi a de “defender a promoção da paz e da justiça”.
Conclusão
Existe, de fato, uma lei instituindo o Dia do Evangelho, mas ela foi assinada pela então presidente Dilma Rousseff, em 2016. Quanto ao “cancelamento” do Dia das Bruxas, não encontramos nenhuma afirmação a respeito!