Fora de Contexto
Jornal italiano disse que Bolsonaro fez ressurgir o Brasil?
Recorte mostra manchete de jornal italiano com os dizeres “A fama é ruim, mas nele se pode confiar”! Será verdade?
Um recorte de um jornal com a foto do presidente Jair Bolsonaro e escrito no idioma italiano começou a circular através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de setembro de 2021 e, segundo o texto compartilhado juntamente com a imagem, a notícia estampada na capa do jornal Libero Quotidiano estaria afirmando que Bolsonaro fez ressurgir o Brasil e que, apesar da fama ruim, pode-se confiar nesse político!
A publicação, que também se espalhou em outras redes sociais, não mostra quando o jornal teria publicado a matéria, dando a entender que se trata de algo recente.
Será que o jornal disse isso mesmo? Será que essa reportagem é real?
Verdade ou mentira?
A reportagem foi publicada pelo jornal, mas isso foi em 2019!
Abaixo, uma reprodução da matéria onde podemos ver a data da publicação (que foi removida, propositalmente ou não, da imagem que se espalhou em setembro de 2019):
No dia 24 de novembro de 2019, o deputado federal Eduardo Bolsonaro publicou em seu perfil do Twitter o link com a reportagem italiana que exaltava o trabalho de seu pai à frente do Governo Federal:
E noticia ainda o jornal italiano: "depois do desastre socialista, em menos de um ano o governo cresce a economia em 2%". https://t.co/YMoQClBQNB
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) November 24, 2019
Quem é o Libero Quotidiano?
O jornal italiano Libero Quotidiano foi fundado no ano 2000 e se posiciona como liberal de centro-direita e, mesmo com esse alinhamento político, já criticou algumas vezes (depois dessa publicação) atos do presidente Jair Bolsonaro.
Em junho de 2020, por exemplo, o mesmo jornal Libero criticou falas de Bolsonaro em relação à pandemia e, no mês seguinte, condenou o fato do presidente não divulgar que estava contaminado com o novo coronavírus.
Outras reportagens italianas
Uma busca por outras reportagens italianas sobre o governo de Jair Bolsonaro revela que nem toda a imprensa da Itália tem as mesmas impressões do presidente aqui do Brasil. Essa matéria do jornal Corrierre Della Serra de abril de 2020 (5 meses após a publicação do Libero Quotidiano) analisou a postura de 10 líderes mundiais no combate à pandemia e concluiu que Jair Bolsonaro teve a nota mais baixa:
“Inspirado inicialmente em seu ídolo Donald Trump e atualmente quase isolado do resto do mundo em seu negacionismo, Jair Bolsonaro se depara com uma oposição interna com poucos precedentes na história do Brasil”, escreveu o correspondente Rico Cotroneo ao jornal
Nessa outra matéria, o Pressenza International Press Agency listou 50 frases ditas por Jair Bolsonaro ao longo do ano de 2019 e as classificou como “muitas vezes usados como estratégia para desviar a atenção do que realmente importa, todo o horror de um pensamento cujo único propósito é destruir o tecido social através da vulgaridade de um fascismo de taberna”.
Conclusão
A reportagem italiana com elogios ao presidente Jair Bolsonaro é real, mas foi publicada no final de 2019 e compartilhada em setembro de 2021 como se fosse recente! De lá pra cá, a Economia brasileira teve muitos revezes, o desemprego teve grande alta e até mesmo o próprio jornal italiano que elogiou o presidente fez matérias posteriores criticando o líder do Executivo brasileiro!