Falso
Juiz proibiu estagiários de comerem pão na hora do lanche?
Será verdade que um juiz teria proibido os estagiários de comerem pão na hora do lanche em seu fórum? Descubra conosco se essa história é real!
No começo de abril de 2014, a imagem abaixo apareceu em diversos sites e blogs, além de repercutir amplamente também nas redes sociais. Nela podemos ver uma folha de papel com um comunicado escrito nele, assinado pelo Juiz Presidente Artur Praxedes Albuquerque, liberando a distribuição de pão no horário do lanche aos funcionários do fórum.
O que chama a atenção no aviso do juiz é que seu texto deixa claro que os estagiários não terão o benefício. De acordo com a imagem, apenas os funcionários do fórum poderão comer os pães e os estagiários, coitados, ficaram de fora!
Será que essa imagem é real?
Verdadeiro ou falso?
Analisando o texto escrito no comunicado, não temos como saber em qual fórum o fato teria acontecido. O primeiro indício de que a imagem pode ser falsa…
Como o texto escrito na imagem não mostra qual é o fórum onde o juiz Artur Praxedes de Albuquerque preside, a primeira coisa que fizemos foi tentar localizar o personagem principal dessa história. Como era de se imaginar, apenas encontramos em nome em sites e blogs que reproduziram a matéria.
Um juiz presidente teria seu nome cadastrado em algum fórum, com certeza. Isso, é claro, se ele existisse…
Origem da imagem
Não descobrimos a origem dessa imagem, mas tudo indica que quem primeiro publicou isso foi o blog Não Entendo Direito, na seção “Embuste”!
Detalhe: a notícia foi publicada exatamente no dia 1° de abril, dia da mentira!
Conclusão
A história é falsa! Não existe um juiz chamado Artur Praxedes de Albuquerque. Tudo não passou de uma brincadeira de 1° de abril.