Connect with us

E-farsas

Laboratório russo descobriu como transformar negros em brancos?

Falso

Laboratório russo descobriu como transformar negros em brancos?

Fórmula desenvolvida na Rússia promete branquear a pele de pessoas negras! Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

A notícia apareceu na web em agosto de 2015 e volta a circular através das redes sociais desde então. De acordo com uma publicação que teria sido feita na Universidade de Ciências de Moscou, os pesquisadores teriam desenvolvido um processo químico que “branqueia” rapidamente a pele de uma pessoa negra!

A notícia afirma que um laboratório russo teria patenteado um creme a base de oxytane e benzodiazepina e que em apenas 6 horas após a aplicação, a pele começa a descamar naturalmente deixando a pele branca à mostra

O laboratório, de acordo com a notícia, já teria testado 254 pessoas com este método inovador, mas será que essa história é real?

Abaixo, a foto que acompanha a notícia que foi publicada em vários sites e blogs no mundo todo:

Laboratório russo teria criado um método para clarear a pele das pessoas negras! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Laboratório russo teria criado um método para clarear a pele das pessoas negras! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Uma primeira análise no texto que foi compartilhado nas redes sociais a respeito dessa história já mostra que ela possui algumas características de boato digital:

  • Não é datada
  • Usa o nome de uma instituição para conseguir mais credibilidade
  • Trata de um assunto que chama atenção de muitos leitores
  • Mistura termos técnicos para confundir o leitor
  • Apela para a emoção, exibindo uma foto impactante

A foto usada para ilustrar essa notícia, por exemplo, apareceu na internet em maio de 2012 sobre o excesso de queimaduras de sol e, desde então, volta a ser publicado em diversas postagens sobre o tema. Nada que seja relacionado a algum laboratório que esteja “clareando” as pessoas.

Como a notícia cita uma instituição para tentar conquistar a confiança do leitor – no caso, a Universidade de Ciências de Moscou -, basta uma pesquisa no site da entidade pra verificar que não há nenhuma pesquisa nesse sentido na universidade.

Além disso, os sites que citaram o jornal The Moscow Times como fonte não se deram ao trabalho de checar o assunto na página do jornal. Um rápida busca no site do jornal não mostra nenhum assunto relacionado.

Além disso, a alegada fórmula de oxytane e benzodiazepina não parece ser indicada para a pele, pois a oxytane é um tipo de aditivo usado em combustíveis e a benzodiazepina pertence a uma classe de fármacos hipnóticos sedativos (que não é conhecida pelos seus efeitos sobre a pele). A busca por “oxytane e benzodiazepina” retorna apenas como resultados os sites e blogs que copiaram essa mesma história falsa!

Não conseguimos identificar a origem desse boato, mas a grande maioria dos sites e blogs que publicaram essa história citam como fonte o blog ConspiracyClub, especializado em criar notícias falsas e humorísticas envolvendo conspirações, alienígenas e afins… A “notícia” foi postada em agosto de 2015 e rapidamente se espalhou em diversos copiadores de posts.

Conclusão

A notícia do laboratório russo que teria inventado uma fórmula para transformar pessoas negras em brancas é falsa!

Continue lendo %s
Publicidade
Outras checagens que podem ser importantes para você...

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top