Crimes
Laudo da Polícia afirma que Joesley Batista foi envenenado?
Será verdade que o empresário Joesley Batista, dono da Friboi, foi internado às pressas após ter sido envenenado com organofosforado? Descubra aqui no E-farsas!
A notícia surgiu no final de junho de 2017 em diversos sites e blogs e se espalhou através das redes sociais. De acordo com o texto, o empresário Joesley Batista teria dado entrada às pressas no hospital Albert Einstein e o laudo da perícia realizada pela Polícia Científica teria confirmado que o “dono da Friboi” teria sido envenenado por chumbinho!
A notícia ainda afirma que os inimigos do empresário, que está tentando se beneficiar com a delação premiada que deu início a um inquérito contra do presidente Michel Temer, teriam tentado matá-lo, mas que os médicos parecem ter agido rapidamente.
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
A notícia que se espalhou durante o dia 28 de junho de 2017 ganhou força após a publicação feita no site Sociedade Oculta, que já virou um personagem recorrente aqui no E-farsas (pelas razões erradas). Como já mostramos aqui diversas vezes, o Sociedade Oculta publica inúmeras notícias falsas todos os dias e nada do que é publicado lá deve ser levado à sério.
A verdade é que Joesley Batista foi mesmo internado no dia 28 de junho de 2017, no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Essa é a única parte real da “notícia”.
Segundo a assessoria de imprensa do empresário, ele deu entrada no hospital para tratar de dores nas costas, decorrentes de uma possível inflamação do nervo ciático.
Nada a ver com envenenamento…
Para tentar conseguir dar mais veracidade à mentira, o autor dessa e-farsa juntou trechos de outras matérias a respeito da internação de Joesley e adicionou mais alguns dados tirados da sua imaginação. Tudo isso, segundo o autor dessa “notícia”, tiradas de provas vindas de grupos do WhatsApp!
Além disso, esse boato cita o nome de um assessor de imprensa da Secretaria de Defesa Social chamado Otáviano Tofolli. Seria uma ótima prova, se não fosse o fato de não existir uma secretaria com esse nome e também de não encontrarmos nenhuma menção na web a respeito desse tal de Otáviano Tofolli!
Conclusão
A notícia afirmando que o sócio da JBS Joesley Batista teria sido envenenado com chumbinho é falsa! O empresário deu entrada no hospital Albert Einstein com dores nas costas, mas seu estado de saúde não é grave!